Após operação da PF que apura fraude no Fundef Prefeito de Jequié é afastado de cargo

Foto de null

Bahia

02 de julho de 2020 às 22h36

 | 

Foto: 

Imagem de Após operação da PF que apura fraude no Fundef Prefeito de Jequié é afastado de cargo

CÂMARA DE VEREADORES APROVA AFASTAMENTO DE PREFEITO DE JEQUIÉ ...

Prefeito da cidade de Jequié, Luiz Sérgio Suzarte Almeida, mais conhecido como Sérgio da Gameleira, foi afastado da função após a Polícia Federal (PF) deflagrar uma operação na manhã desta quinta-feira (2) que apura fraudes em licitações na maior cidade da região Sudoeste do estado.  A investigação aponta irregularidades num contrato de quase R$ 9 milhões para promover a reforma de 82 escolas nas zonas rural e urbana. 

Neste momento, estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e seis medidas cautelares de afastamento de função pública, inclusive do prefeito, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. 11 mandados foram expedidos para Jequié e outros 6 em Salvador. A ação ocorre no próprio município de Jequié e em Salvador, com a participação de cerca de 70 policiais federais e oito auditores da Controladoria-Geral da União (CGU). 

Delegado responsável pelas investigações, Jorge Vinícius Gobira Nunes disse em entrevista coletiva realizada na sede da Polícia Federal em Vitória da Conquista que o afastamento do prefeito e de outros servidores tem o prazo de cinco dias. Após esse período, todos podem retornar às suas atividades.

A Operação Old School visa a repressão de fraudes em licitações e desvio de verbas públicas em Jequié e teve as investigações iniciadas no final de 2018, a partir de representação formulada por vereadores de Jequié. O documento relatava que uma empresa estaria vencendo diversas licitações no município, sendo que em uma dessas licitações - para promover a reforma de 82 escolas nas zonas rural e urbana - os serviços estariam sendo executados de maneira manifestamente insatisfatória. Uma coletiva da PF está marcada para às 15h desta quinta em Vitória da Conquista. 

Procurada, assessoria de comunicação da Prefeitura disse que o então prefeito não vai falar porque a operação está ainda em curso, mas enviou uma nota dizendo que a “Prefeitura está contribuindo, de maneira serena e transparente, para que todas as informações solicitadas, no período da investigação, sejam fornecidas, sem nenhuma dificuldade, colaborando, assim, para o pleno cumprimento das determinações judiciais”. A nota diz ainda que a prefeitura “estará sempre à disposição da justiça, no sentido de colaborar no fiel cumprimento das suas atribuições”. 

Reprodução: Correio 24 horas

Redação do LD

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM