Empresa chinesa multa funcionárias que engravidam sem autorização

Foto de null

Mundo

03 de julho de 2015 às 18h06

 | 

Foto: 

Imagem de Empresa chinesa multa funcionárias que engravidam sem autorização

Uma empresa chinesa foi acusada de exigir que as funcionárias ajustem seus planos de maternidade a um calendário para que se organizem as licenças. Segundo a imprensa local, o plano das funcionárias deverá ser ainda aprovado pela empresa e, caso as exigências não sejam cumpridas, as mulheres serão multadas em 1.000 iuanes, equivalente a US$ 161.

Além da multa, as funcionárias que não se ajustarem à norma serão desconsideradas para as promoções. Elas também poderão ter suas bonificações canceladas, caso a gravidez comprometa o rendimento do trabalho.

Outro fator limitante à maternidade das funcionárias é o estado civil e o tempo de empresa de cada uma delas. Segundo a empresa, apenas as funcionárias casadas que trabalham na empresa há mais de um ano podem postular uma vaga no calendário de planejamento de maternidade.

O jornal estatal chinês Youth Daily condenou a proposta da empresa. Segundo o veículo, atitudes como esta não consideram as mulheres como seres humanos e as trata como ferramentas de trabalho em uma cadeia de produção.

Foto: Reprodução/ AFP

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM