Nem metade dos militares que recebeu indevidamente auxílio emergencial devolveu dinheiro

Foto de null

Brasil

10 de julho de 2020 às 07h40

 | 

Foto: 

Imagem de Nem metade dos militares que recebeu indevidamente auxílio emergencial devolveu dinheiro

Total de militares que receberam auxílio indevidamente é menor que divulgado inicialmente pela Defesa Foto: Arquivo

Cerca da metade dos militares que que receberam o auxílio emergencial de R$ 600 sem ter direito ao benefício ainda não devolveram o valor ao governo federal. A informação é do Ministério da Defesa. O ministério informou que 53.459 militares receberam o auxílio indevidamente. Até o dia 12 de junho, 25.299 pessoas já haviam restituído os valores recebidos, o que representa 47% do total. Ou seja, ainda é preciso que mais de 28 mil militares devolvam o benefício. Quem não devolver o dinheiro terá os valores descontados da remuneração mensal, segundo o Ministério da Defesa.

O número total de auxílios indevidos divulgado agora pelo ministério é menor que o informormado em em maio. Na época, a Defesa havia informado que 73.242 militares ativos, inativos, pensionistas e anistiados receberam o auxílio indevidamente. “Com relação ao pagamento indevido de auxílio emergencial a integrantes de sua folha de pagamentos, o Ministério da Defesa esclarece que, em menos de um mês, cerca de 50% das pessoas que receberam indevidamente o benefício já haviam efetuado sua restituição, incluindo pensionistas e anistiados”, informou o ministério, em nota.

A Defesa disse também que eventuais questões disciplinares que possam ter ocorrido estão sendo apuradas no âmbito de cada Força Armada.

O ministério informou que imediatamente após tomar conhecimento de que valores do auxílio emergencial poderiam ter sido pagos indevidamente, iniciou o processo de restituição dos valores. “Após levantamento detalhado, verificou-se que o número de integrantes da folha de pagamentos do ministério (que possui cerca de 1,8 milhão de pessoas), aos quais o benefício foi pago indevidamente foi de 53.459 pessoas, o que inclui pensionistas e anistiados”, prossegue o texto.

Segundo o ministério, as devoluções começaram o dia 18 de maio. Inativos, pensionistas e anistiados também foram informados da determinação legal de realizar restituição. “O processo de restituição continua em andamento. Os valores que eventualmente não forem restituídos no decorrer deste mês serão descontados mediante glosa, em folha de pagamento”, diz a pasta.

Reprodução: O Globo

Redação do LD

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM