Sai da Cadeia Pública vereador preso por envolvimento em jogo do bicho

Foto de null

Bahia

11 de dezembro de 2015 às 17h01

 | 

Foto: 

Imagem de Sai da Cadeia Pública vereador preso por envolvimento em jogo do bicho

Saiu da Cadeia Pública, em Salvador, por volta das 12h30 desta sexta-feira (11), o vereador Elinaldo Araújo da Silva (DEM), de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, preso durante operação contra o jogo do bicho.

O habeas corpus, expedido pela Justiça, foi entregue no complexo prisional na manhã desta sexta, segundo informações do advogado do político, Gamil Foppel, que ainda afirmou que o diretor do presídio não estava no local e, por isso, a saída do vereador demorou de ser efetivada.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), que informou que diretor do complexo, Capitão Pablo Fagner Carvalho, estava trabalhando na Defensoria Pública no momento em que o habeas corpus chegou à Cadeia Pública, e se dirigiu ao local assim que concluiu o trabalho na defensoria. A Seap ainda destacou que o vereador passou em tempo hábil por todos os trâmites necessários para a soltura, e que inclusive havia outros detentos que receberam habeas corpus na frente do político.

Soltura
Elinaldo conseguiu um habeas corpus preventivo com o Tribunal de Justiça, por meio do juiz de direito da 2ª vara criminal da comarca de Camaçari.

Segundo informações do advogado do vereador, Gamil Foppel, o habeas corpus foi emitido no final da noite de quinta-feira (10), mas como não se cumpre processo de alvará de soltura durante a madrugada, Antônio Elinaldo passou a noite na cadeia pública do complexo penitênciário da Mata Escura, em Salvador

Entre os argumentos utilizados pela defesa do vereador, foi dito que o político possuiu profissão definida e residência fixa.

O advogado voltou a afirmar que a prisão do vereador era ilegal pelo fato de já existir uma investigação em curso e Antônio Elinaldo já ter sido ouvido. "Essa prisão não faz o menor sentido", disse.

Operação Caronte
O vereador Antônio Elinaldo Araújo da Silva (dem), de Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador, foi preso durante a Operação Caronte, deflagrada pela Polícia Civil e Ministério Público (MP-BA) na quinta-feira.

A operação foi realizada para cumprir mandados de prisão preventiva contra o vereador e outras quatro pessoas suspeitas de envolvimento com enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro, organização criminosa e exploração do comércio ilícito do jogo do bicho no município.

De acordo com a polícia, a operação foi iniciada em em 2014, após ser descoberta a existência da organização identificada como "O Pinta", que atua há 28 anos na Bahia. Em levantamento inicial, por amostragem, foi verificado provável enriquecimento ilícito R$ 5 milhões por parte dos criminosos.

A esposa do vereador, Ivana Paula Moreira de Souza da Silva, também está sendo investigada. Assim como o casal, outros três homens foram alvos da operação: Cristiano Araújo da Silva, Ivan Pedro Moreira de Souza e Pedro de Souza Filho, que também foi preso. Todos são suspeitos de integrar a cúpula da organização criminosa.

Além das prisões preventivas de Antônio, Cristiano, Ivan e Pedro, o Ministério Público em Camaçari solicitou o bloqueio das contas bancárias deles e o fechamento de três boxes do jogo do bricho dentro do centro comercial de Camaçari.

Foto: Reprodução/G1

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM