Inema investe em equipamento de proteção para banhistas da Lagoa do Abaeté

Foto de null

Salvador

03 de julho de 2015 às 18h33

 | 

Foto: 

Imagem de Inema investe em equipamento de proteção para banhistas da Lagoa do Abaeté

Com o objetivo de promover a proteção dos frequentadores e banhistas do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria técnica com o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (GMAR), instalou 153 boias de sinalização dentro da lagoa, em uma área de 450 metros de extensão. O novo equipamento delimita os espaços destinados aos banhistas, evitando o acesso a áreas profundas e que apresentam perigo de afogamento.

O gestor da Área de Proteção Ambiental Lagoas e Dunas do Abaeté (Apa), Tiago Marques, ressaltou a importância do investimento  para a prevenção de afogamentos. “Abaeté é opção frequente de lazer para turistas e moradores de Salvador. Estamos no período chuvoso, o que aumenta consideravelmente o volume de água da lagoa, por isso é de extrema importância que todos os frequentadores conheçam e respeitem essas sinalizações e o limite de segurança demarcado pelas boias”.

Marques destaca ainda a presença constante, no Parque, de salva-vidas do Corpo de Bombeiros. “Contamos com a presença diária de dois profissionais do GMAR realizando trabalhos de prevenção e atendimento, principalmente aos sábados e domingos, quando aumenta consideravelmente o fluxo de banhistas”, destacou.

O Inema também realiza o monitoramento semanal da balneabilidade (qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário) da lagoa, de acordo com as especificações da Resolução N.º274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Os resultados das análises de qualidade da Lagoa do Abaeté são atualizados e divulgados semanalmente através do Boletim de Balneabilidade, disponibilizado no site do Inema. 

Apa Lagoas e Dunas do Abaeté 

Criada pelo Decreto N° 351 de 22 de setembro de 1987, ocupa uma área de aproximadamente 1.800 hectares e tem como objetivo proteger o remanescente de sistemas de lagoas de coloração escuras intercaladas por dunas de areia branca móveis, semimóveis ou fixas, recobertas por vegetação arbórea, arbustiva e herbácea no município de Salvador.

Foto: Ilustração 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM