Lauro de Freitas: Fiscalização será intensificada a partir desta segunda-feira (27)

Foto de null

Municípios

27 de julho de 2020 às 13h21

 | 

Foto: 

Imagem de Lauro de Freitas: Fiscalização será intensificada a partir desta segunda-feira (27)

Fiscaliza??o ser? intensificada em estabelecimentos autorizados a funcionar a partir desta segunda-feira (27)

A partir desta segunda-feira (27) serão montadas bases de apoio das equipes de fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção à proliferação do coronavírus em bairros com grande concentração de lojas de varejo e shoppings de Lauro de Freitas. Estes estabelecimentos, além de centros comerciais, igrejas e templos religiosos, estão autorizados a funcionar no município com restrições e horários limitados. Nessas bases serão dadas orientações sobre como se prevenir da contaminação pelo coronavírus, e serão recebidas denúncias de clientes que identifiquem o descumprimento, por parte dos estabelecimentos comerciais, das medidas determinadas pela Prefeitura como condição para a reabertura de parte do comércio. As equipes serão formadas por servidores de quatro secretarias municipais e demais órgãos envolvidos diretamente nas ações de fiscalização. 

O Parque Shopping e locais estratégicos dos bairros Centro, Itinga, Portão, Areia Branca, Vida Nova e Vilas do Atlântico também contarão com bases de apoio. De acordo com Smith Neto, secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), as ações de fiscalização que vinham sendo realizadas nos estabelecimentos comerciais que já estavam autorizados a funcionar serão mantidas. “Além da fiscalização no comércio que já estava funcionando, vamos implementar ações nos bairros para verificar se algum estabelecimento que não está ainda autorizado a funcionar está descumprindo esta proibição. Agora precisamos ainda mais que a população esteja ao nosso lado, cumprindo as medidas, e fazendo denúncias de quem está descumprindo”.

Também foi prorrogada a restrição de circulação noturna, até o dia 1 de agosto, agora com horário alterado. A medida começa a valer às 21h até às 5h da manhã do dia seguinte. Durante a prorrogação, o horário de funcionamento de supermercados, atacadistas e mercados, passa a ser das 6h até às 19h, mantido as duas primeiras horas exclusivo para atendimento de idosos e pessoas com deficiência.  

A reabertura gradual de parte do comércio de não essenciais foi definida, de forma conjunta, com gestores dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Salvador (RMS). Entre as condições estabelecidas para autorização do funcionamento de parte dos estabelecimentos comerciais, foi levada em conta a disponibilidade de 25% de leitos de UTI na Bahia, que atualmente conta com 74% dos leitos ocupados, o que permitiu o início deste processo de reabertura.


Condições para funcionamento


Shoppings centers, centros comerciais e assemelhados poderão funcionar de segunda a sábado, das 12h às 20h. Em estabelecimentos de médio e grande porte, a capacidade máxima de ocupação será de uma pessoa a cada 9m²; no interior das lojas e nos centros comerciais de pequeno porte, o espaço para uma pessoa deverá ser de 5m². A quantidade de vagas de estacionamento deverá ser reduzida para 50% da capacidade total. O uso de máscaras é obrigatório, assim como o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas, e a disponibilização de álcool em gel 70%.

Quiosques de venda de produtos alimentícios, assim como bares, restaurantes e lanchonetes, poderão realizar serviços de delivery e retirada na porta dos estabelecimentos, inclusive para clientes do próprio shopping e dos centros comerciais, não sendo permitido o consumo destes produtos no local. Os clientes deverão ser orientados a permanecerem nos estabelecimentos apenas o tempo estritamente necessário à realização de compras ou uso de serviços.

Também há regras específicas para o funcionamento do comércio varejista de rua, que poderá funcionar de segunda a sábado, das 10h às 17h, para o público geral, e das 8h às 10h, exclusivo para idosos e pessoas com deficiência, além de medidas para prevenção da proliferação do coronavírus. Fica proibida a realização de eventos promocionais que possam causar aglomeração. 

Igrejas e templos religiosos também fazem parte desta primeira etapa de reabertura. Neste caso, fica permitido o funcionamento de segunda a domingo, das 10h às 20h, com a capacidade máxima de ocupação de 50 pessoas por cerimônia, ou de 30% da capacidade máxima do salão principal de celebração. Também se aplicam, neste caso, as medidas de distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, entre outras. 

Fonte: Prefeitura de Lauro de Freitas

da Redação do LD

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM