Operação Topique: PF faz buscas na casa do governador do Piauí

Foto de null

Brasil

27 de julho de 2020 às 15h59

 | 

Foto: 

Imagem de Operação Topique: PF faz buscas na casa do governador do Piauí

PF faz buscas na casa do governador do Piauí e no gabinete da ...

A Polícia Federal realizou buscas na casa do governador Wellington Dias (PT) e da primeira-dama do estado, ex-secretária estadual de educação e hoje deputada federal, Rejane Dias (PT), na manhã desta segunda-feira (27). O gabinete da deputada, em Brasília, também foi alvo de buscas. Esta é a terceira etapa da Operação Topique e Rejane Dias, segundo a PF, é o alvo das buscas na investigação de um suposto esquema criminoso para fraudar licitações de transporte escolar. O mandado de busca foi cumprido após autorização da ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber. Além do gabinete da primeira-dama, em Brasília, foram alvos de busca empresas e a casa do irmão de Rejane Dias, Rogério Ribeiro; e a sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Teresina.

A delegada Milena Caland, da PF, afirmou que Rejane Dias e Rogério Ribeiro receberam "vantagens indevidas" em razão de contratos superfaturados para prestação do serviço de transporte escolar.

Nem Wellington Dias nem seu gabinete em Teresina foram alvos da PF. Em nota, o governador classificou a operação "como mais um espetáculo".

De acordo com a PF, entre os anos de 2015 e 2016, servidores da cúpula administrativa da Seduc, na época gerida por Rejane Dias, teriam se associado a empresários do setor de locação de veículos e desviado, no mínimo, R$ 50 milhões de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).

Segundo a PF, servidores públicos e empresários teriam se associado para superfaturar contratos de transporte escolar.

A PF não esclareceu quais as suspeitas que recaem sobre o irmão de Rejane Dias.

Em nota, a Seduc declarou que está colaborando com as investigações. O governador Wellington Dias disse, por meio de nota, que que lamenta e repudia a forma como a operação foi realizada e classificou a ação como um "espetáculo". Em nota, a deputada Rejane Dias informou que "recebe com tranquilidade os desdobramentos da referida Operação" e que está à disposição para esclarecer o caso.

Reprodução: G1 - Piauí

da Redação do LD

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM