PCDF investiga fraude em cancelamento de multas

Foto de null

Brasil

29 de julho de 2020 às 14h58

 | 

Foto: 

Imagem de PCDF investiga fraude em cancelamento de multas

A Polícia Civil (PCDF) e o Ministério Público (MPDFT) realizam, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação que investiga fraude em cancelamento de multas de trânsito no Departamento de Trânsito (Detran-DF). Serão cumpridos cinco mandados de prisão e oito de busca e apreensão. Há a suspeita de que pelo menos 16 pessoas façam parte do esquema. Segundo investigações, hackers se aproveitavam de uma vulnerabilidade para invadir o sistema do Detran e cancelar multas aplicadas a veículos diversos. Os suspeitos também retiravam restrições judiciais e administrativas.

Um servidor cedido ao Detran é suspeito de integrar o grupo criminoso. Ele estaria repassando informações internas a um ex-despachante que vendia as fraudes aos donos dos veículos. Eram os proprietários, inclusive, que encomendavam a retirada das multas e restrições.

O esquema criminoso se iniciou em maio de 2019 e durou até janeiro de 2020. Um laudo pericial aponta que, por conta das fraudes, o Detran deixou de arrecadar R$ 1,3 milhão (R$ 1.371.658,99) em multas. Estas penalidades, entre multas e restrições, pertenciam a 692 veículos. Isto é, o grupo cometeu pelo menos 692 alterações indevidas enquanto o crime perdurou.

A operação foi batizada de Backdoor — termo em inglês que define a vulnerabilidade utilizada pelos hackers para o cometimento das fraudes.

Nota

Sobre a operação, o Detran-DF afirmou em nota que “apoia apenas com as informações necessárias”.

Reprodução: Jornal de Brasília

Por Redação do LD

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM