Rui Costa tenta resolver briga entre deputados,pela sucessão na presidência da Assembleia

Foto de null

Política

30 de julho de 2020 às 06h16

 | 

Foto: 

Imagem de Rui Costa tenta resolver briga entre deputados,pela sucessão na presidência da Assembleia

Governador se reuniu com Nelson Leal e Adolfo Menezes / Foto: Reprodução | Twitter - Foto: Reprodução | Twitter

 

O governador Rui Costa (PT) entrou em campo para tentar resolver a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e deverá ser o condutor do processo, apesar de um acordo firmado previamente entre os dois principais partidos aliados, PP e PSD. 

O chefe do Executivo estadual se reuniu nesta quarta-feira, 29, com o atual presidente da Casa, Nelson Leal (PP), e o deputado Adolfo Menezes (PSD). Mais cedo, os dois tomaram café da manhã, em um esforço para tentar pacificar o assunto, após movimentações recentes nos bastidores. Também participa das conversas sobre o tema o deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia.

"Colocamos para o governador decidir. Todo mundo é da base. Não adianta brigar", afirmou Menezes ao A TARDE, após a reunião no Palácio de Ondina. 

Embora não fale publicamente sobre o assunto, Leal tem se movimentado nos bastidores pela reeleição. Para isso, no entanto, ele precisaria modificar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), aprovada em abril de 2017, e quebrar um acordo feito na época em que assumiu o comando.

Na ocasião, ficou acertado que Leal seria presidente no biênio 2019/2020, sendo sucedido por Menezes em seguida. Menezes é, inclusive, o autor da PEC que proíbe a reeleição para cargos da Mesa Diretora dentro de uma mesma legislatura. 

Ao ser perguntado na terça-feira, 28, sobre essa articulação, o presidente da Alba se esquivou. "Estamos hoje aqui fazendo entregas. Nosso foco aqui hoje é fazer com que esses equipamentos cheguem à população baiana. Hoje não é o momento", afirmou Leal, ao participar, junto com o governador, da entrega de equipamentos e ônibus a prefeitos baianos.

Correligionários de Menezes cobram o cumprimento do acordo. "A bancada do PSD é contra a derrubada da PEC, mesmo com Nelson fazendo um excelente trabalho. A gente vai falar o quê para a sociedade? Vai mudar a PEC em função de quê?", questiona Alex da Piatã, líder do PSD na Assembleia

 

A Tarde///// Fi gueiredo

 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM