Rio libera banho de mar e ambulantes na praia; horário de bares é ampliado a partir deste sábado

Foto de null

Brasil

01 de agosto de 2020 às 09h26

 | 

Foto: 

Imagem de Rio libera banho de mar e ambulantes na praia; horário de bares é ampliado a partir deste sábado

RI Rio de Janeiro (RJ) 19/07/2020 - Pandemia covid-19. Flexibilização leva milhares de cariocas, em um domingo ensolarado de inverno, às praias do Rio. Foto Domingos Peixoto / Agência O Globo Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

Um dos principais cartões-postais do Rio, as praias estão no centro das preocupações na quinta fase de flexibilização da quarentena, anunciada nesta sexta-feira. O prefeito Marcelo Crivella liberou, a partir deste sábado, o banho de mar e o trabalho de ambulantes que servem os banhistas. A questão é como será a fiscalização, pois a areia continua proibida até segunda ordem. Só pode dar um mergulho e voltar para o calçadão.

Os ambulantes podem vender seus produtos, das 7h às 18h, com exceção de bebidas alcoólicas e alimentos não industrializados. Aluguel de barracas e cadeiras continua vetado. Os quiosques já estavam liberados.

Panorama da pandemia:Estado do Rio registra 129 mortes e 1.853 novos casos de coronavírus em 24h

Garantir que as pessoas não infringirão as novas regras será um desafio. Nos últimos dias, antes da entrada da frente fria, os dias de sol atraíram banhistas para a orla, e as areias ficaram cheias, inclusive de pessoas sem máscaras. Guardas municipais e PMs até abordam alguns grupos, sobretudo quando há aglomeração, mas nem todos aceitam obedecer às normas de proteção. Ontem, mesmo com chuva, era possível ver pessoas se arriscando no mar.

Crise na Saúde: Profissionais do Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, denunciam a falta de medicamentos

Mesmo com a Guarda Municipal tendo retirado 400 pessoas da areia no último fim de semana, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Márcia Rolim, acredita na colaboração dos banhistas:

— A pessoa toma banho de mar, se seca e toma outro banho. Não pode levar guarda-sol, cadeira. Não é lazer.

Piscinas e saunas de hotéis e condomínios foram liberadas, e pontos turísticos podem operar com 50% da capacidade. Bares e restaurantes funcionarão até 1h, e os shoppings retomam o horário normal, das 10h às 22h. Sempre com distanciamento, uso de máscaras e outras regras de ouro. As escolas podem retomar aulas presenciais de algumas séries na segunda-feira.

Reprodução: O Globo

da Redação do LD

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM