Ambulantes vão deixar as calçadas com requalificação da Avenida Sete

Foto de null

Salvador

05 de agosto de 2020 às 10h33

 | 

Foto: 

Imagem de Ambulantes vão deixar as calçadas com requalificação da Avenida Sete

A requalificação da Avenida Sete de Setembro e da Praça Castro Alves, que está com as obras 92% concluídas, envolve também uma nova concepção na ocupação do espaço público por parte dos comerciantes informais. Esses trabalhadores irão deixar as calçadas e terão um espaço ordenado e reservado na própria via, de forma delimitada e respeitando o distanciamento social necessário em tempos de pandemia do novo coronavírus. 

O titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Marcus Passos, já se reuniu com representantes dos ambulantes da Avenida Sete para apresentar o projeto, que se estenderá para outros pontos de Salvador, dentro de um conceito da Prefeitura intitulado "Repensando a cidade em tempos de isolamento social", garantindo protocolos de segurança e saúde para impedir a proliferação da Covid-19. 

Os trabalhadores informais irão sair das calc?adas, que ficam livres apenas para a circulac?a?o de pedestres, e montarão suas estruturas de trabalho em faixas amarelas com a?rea de dois metros quadrados, obedecendo ao distanciamento de dois metros entre elas. ??
?
“A gesta?o do prefeito ACM Neto sempre pensou nos ambulantes como parte importante da cidade. Dessa forma, eles na?o poderiam ficar de fora do projeto de requalificac?a?o do Centro”, destacou Marcus Passos.

A medida vai beneficiar 130 ambulantes entre a Praça da Piedade e o Beco Maria da Paz, num trecho de 450 metros. Para isso, haverá a subtração de 60 vagas. A mudança ocorrerá com a entrega das obras de requalificação.

 

Obras - A requalificação da Avenida Sete de Setembro e da Praça Castro Alves está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop), responsável por fiscalizar as intervenções. A execução é do Consórcio Nova Avenida Sete.  

O investimento para a obra, que contempla um trecho de 1,2 quilômetro entre a Casa d´Itália e a praça, é de cerca de R$20 milhões. Os recursos são provenientes de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) da Secult. 

Uma das principais intervenções é a revitalização e alargamento de calçadas da via que é um dos principais centros de compra da cidade. Além disso, toda a fiação de telecomunicações ficará aterrada após a conclusão dos serviços e a avenida passará a contar com rampas, novo mobiliário urbano e iluminação. Todo o projeto foi debatido com o comércio informal e o diálogo ficou aberto mesmo durante as obras. 

Secom PMS // Itatiaia Fernandes

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM