Chance de 2º turno e baixo desempenho de Denice exigem atuação de Rui e Neto na disputa por Salvador

Foto de null

Política

06 de agosto de 2020 às 06h28

 | 

Foto: 

Imagem de Chance de 2º turno e baixo desempenho de Denice exigem atuação de Rui e Neto na disputa por Salvador

 

[Chance de 2º turno e baixo desempenho de Denice exigem atuação de Rui e Neto na disputa por Salvador ]

 

A divulgação da pesquisa eleitoral apontando liderança de Bruno Reis (DEM), com média de 30%, na disputa pela prefeitura de Salvador levou articuladores partidários a fazerem uma atualização nas projeções desenhadas até então e estudarem novas composições, especialmente diante da possibilidade de segundo turno.

A performance ainda tímida de Denice Santiago (PT), candidata do governador Rui Costa (PT) e principal opositora de Reis, com apenas 4%, foi vista internamente como “normal” dentro das condições de temperatura e pressão que a pandemia coloca sobe o jogo eleitoral. 

Porém, acendeu uma luz amarela para a necessidade de mudanças no tom da pré-campanha e na relação política com outros postulantes da base do governador que apresentaram percentuais melhores que ela, como o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) com 16%, e a deputada federal Lídice da Mata (PSB), com 11%, em um dos cenários da pesquisa RealTime BigData, encomendada pela Record TV Itapoan e divulgada nesta quarta-feira (5).

Os números preliminares apontaram para a realização de segundo turno, com o detalhe que a margem de votos brancos e nulos e daqueles que não souberam responder ficou igual ou superior ao percentual conquistado por Bruno Reis. No primeiro cenário da estimulada [quando os nomes são apresentados aos entrevistados] eles formam 30%, tal como Reis, e no segundo sobem para 36% contra 32% do demista.

Na pesquisa espontânea, quando Bruno teve apenas 8% e Denice sequer foi lembrada, chama a atenção o percentual de 60% dos entrevistados que não souberam responder, o que reforça no campo oposicionista a esperança de que a disputa se dê em duas etapas.  

No campo de aliados do prefeito do prefeito ACM Neto (DEM) sobrou euforia e prognóstico de vitória em primeiro turno, mas ele mesmo colocou freios sobre a agitação, ainda que trabalhe para evitar o segundo turno. 

A avaliação de aliados é que Reis, mesmo sendo “desconhecido do povão”, conseguiu pontuar duas vezes mais que o segundo colocado, Isidório. A estimativa do grupo é que os números vão melhorar quando houver uma menção mais direta de que ele é o candidato de Neto.

Resguardadas as proporções, há quem use como exemplo a máxima “Lula é Haddad, Haddad é Lula” – associação que impulsionou o petista na jornada presidencial de 2018 – para prevê crescimento de Bruno. “Neto é Bruno, Bruno é Neto” ensaiam.     

Os pré-candidatos da oposição também anseiam ter a “benção” e a participação mais expressiva do governador Rui Costa em Salvador, mas a escolha monocrática que ele fez por Denice Santiago esvazia a expectativa de uma articulação mais ampla. 

Olívia Santana, que marcou 7%, tenta contornar a falta de apoio do Palácio de Ondina com uma aliança fechada com o PP, do vice-governador João Leão. Eleusa Coronel (PSD), com 1%, e Barcelar (Podemos), com 2%, mantêm pré-candidaturas protocolares. Este último, porém, está com passe encaminhado para declarar apoio a Reis, assim como o PDT e o PL que ainda estão oficialmente na base do governo estadual. 

Reservadamente, um interlocutor mostrou descrença sobre uma nova estratégia do time de Rui. “O jogo vai ser bagunçado até o final. Vamos passar vergonha de novo”, reclamou, referindo à disputa de 2016, quando ACM Neto foi reeleito folgadamente com 73,99% dos votos.

Se não decolar em voo solo, Denice pode ser sugerida para compor a vice de algum aliado, embora essa música não soe agradável aos ouvidos PT – cuja ambição é ter candidatura própria.

Mas, contraditoriamente, os nomes do governo Rui que apresentaram melhor desempenho na pesquisa são também os que carregam os maiores índices de rejeição: Pastor Sargento Isidório com 26% e Lídice da Mata com 15%.  

A menor taxa de rejeição (1%) ficou com o pré-candidato pelo PRTB, Cezar Leite. Nos dois cenários da pesquisa estimulada 3% dos entrevistados afirmaram que votariam nele para prefeito de Salvador. Leite militou no MBL, foi filiado ao PSDB e hoje reproduz a narrativa do presidente Jair Bolsonaro, mas enfrenta resistência em alguns grupos bolsonaristas locais.

 

 

BBNwes/// Figueiredo

 

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM