AL-BA: Leão ignora acordo e quer PP na presidência para manter equilíbrio na base de Rui: "Não queremos outra secretaria

Foto de null

Política

28 de agosto de 2020 às 05h15

 | 

Foto: 

Imagem de AL-BA: Leão ignora acordo e quer PP na presidência para manter equilíbrio na base de Rui: "Não queremos outra secretaria

 

[AL-BA: Leão ignora acordo e quer PP na presidência para manter equilíbrio na base de Rui:

 

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), foi enfático sobre imbróglio envolvendo a presidência da Assembleia Legislativa (AL-BA): "o partido tem o interesse de manter a Assembleia Legislativa".

A polêmica ocorre após o atual presidente da Casa, deputado estadual Nelson Leal (PP), afirmar, que quer continuar na cadeira de presidente. O desejo quebra um acordo selado entre o próprio partido - na figura de Leal - com o governador Rui Costa (PT) e o deputado Adolfo Menezes (PSD), a quem foi prometida a cadeira no próximo biênio.

"Eu não participei desse acordo. O nosso partido, nós não participamos. O senador Otto Alencar (PSD) também não participou. Então, nós não tínhamos acordo nenhum. Nós poderíamos ter agora um novo acordo. O PP quer realmente manter Nelson Leal ou outro companheiro à frente da Assembleia Legislativa", disse Leão.

Foi especulado na imprensa a possibilidade de Rui entregar a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) ao PP - desocupada desde a saída de Cibele Carvalho para concorrer à prefeitura de Rafael Jambeiro -, mas Leão recusou o possível convite. 

"Nós não queremos outra secretaria [o vice-governador também é secretário de Desenvolvimento Econômico]. O partido não tá trocando absolutamente nada, não temos interesse nenhum em uma nova secretaria. O partido tem o interesse de manter a Assembleia Legislativa", afirmou o pepista.

Leão ainda fez uma analogia entre a base de Rui Costa e um tripé. Segundo ele, para manter a harmonia entre os partidos desse tripé -PP,PSD e PT-, é preciso que a cadeira da presidência da AL-BA continue com o partido.

"Pra nós mantermos o equilíbrio desse tripé, o PP tem que ficar com a AL-BA. Se quiserem continuar com Nelson Leal, pro partido seria o ideal, aí teria que votar uma [Proposta de Emenda à Constituição]PEC. Senão, vai ser no 'toma lá, dá cá. Vamos numa disputa aí, talvez. Precisamos chegar a um acordo, um denominador comum, como esse grupo sempre chegou.

 

BNwwes/// Figueiredo

 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM