Recuperação da BR-324 só vai ocorrer se aumentar valor do pedágio, denuncia deputado Jonga Bacelar

Foto de null

Ligação Direta

28 de agosto de 2020 às 18h00

 | 

Foto: 

Imagem de Recuperação da BR-324 só vai ocorrer se aumentar valor do pedágio, denuncia deputado Jonga Bacelar

Jonga Bacelar é um dos 11 deputados que foram autuados por violar lei  trabalhista - Rádio Baiana FM

 

A BR-324 somente será recuperada se houver aumento do pedágio. A  denúncia foi feita pelo deputado federal, Jonga Bacelar, em entrevista ao programa Ligação Direta da Feliz FM 92,3 na edição desta sexta, 28, que tem como âncora o radialista Jorge Araújo.

O deputado afirmou que já fez várias ações junto a Via Bahia, que tem o controle acionário de uma empresa Canadense, e junto a ANTT - Agência Nacional de Transporte Terrestre, buscando uma solução para a recuperação da BR-324, mas não teve êxito.

As ações não deram nenhum resultado porque a Via Bahia está exigindo que as tarifas dos pedágios da BR-324 teriam que ser corrigidas e isso não ocorreu. 

Diante do impasse a Via Bahia recorreu a arbitragem que é um meio privado de solução de conflitos. Ela pode ser usada para resolver problemas jurídicos sem a participação do Poder Judiciário, ou seja, sem juízes. 
É um mecanismo voluntário onde ninguém poderá ser obrigado a se submeter à arbitragem contra a sua vontade.

Segundo o deputado Jonga Bacelar, a Via Bahia  lhe garantiu que sairá vitoriosa, quer dizer, o pedágio será aumentado em proporções exorbitantes, a não ser que a ANTT judicialize o contrato.

A ANTT não libera aumento das tarifas dos pedágios argumentando que a Via Bahia não iniciou até hoje as obras de duplicação da BR-116 saindo de Feira de Santana.

O contrato da Via Bahia com a ANTT é único, ou seja, a Via Bahia opera a BR-324 e constroe, simultaneamente,  a duplicação da BR-116.

Mas não é esse o entendimento da Via Bahia, que afirma ser muito barato o pedágio ficando sem condições de manutenção da via.
Na realidade, o contrato celebrado entre a ANTT e a Via Bahia, foi de total  má fé pela operadora, e aceito com total conivência peloa agência brasileira.

Ficou claro que a Via Bahia quer construir a duplicação  da BR-116 com o dinheiro pago nos pedágios. Entretanto, é criminoso se condicionar a BR-116 a manutenção da BR-324. Enquanto isso, quem utiliza a BR-324 sofre pagando pedágio com um péssimo serviço prestado pela Via Bahia.

 

Por Alberval Figueiredo

Jornalista


 

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM