CPF na certidão de nascimento já é emitido em 24 cartórios na Bahia

Foto de null

Salvador

16 de dezembro de 2015 às 12h40

 | 

Foto: 

Imagem de CPF na certidão de nascimento já é emitido em 24 cartórios na Bahia

Os cartórios de Registro Civil da Bahia já iniciaram a emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) registrado na certidão de nascimento sem custo para a população em maternidades. Em todo o estado, 24 cartórios já realizam o serviço e 361 números de CPF já foram emitidos na Bahia até a manhã desta quarta-feira (16).

Através de um sistema online, os dados dos recém-nascidos são enviados para a Receita Federal, que repassa o número de CPF para ser colocado na certidão.

O primeiro cartório, fora de Salvador, a emitir uma certidão de nascimento com o número de CPF incluso foi na Comarca de Alagoinhas, no nordeste do Estado. O serviço foi realizado na própria maternidade municipal, pelo 2° Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais de Alagoinhas.

Em Salvador, os cartórios de Registro Civil dos subdistritos de Brotas e Vitória foram os primeiros privatizados a realizar o serviço. E ainda passaram a oferecer, desde o dia 9 de dezembro, o serviço através da Unidade Interligada (UI) ao cartório, na Maternidade Santa Maria, do Hospital Português.

Para a delegatária dos cartórios, Mary Jane Lessa Carvalho, esse serviço facilitará a vida dos pais na inclusão da criança a um plano de saúde, na abertura de uma poupança e ainda no acesso aos benefícios sociais proporcionados pelo Poder Público. O cartório também vai oferecer no hospital o serviço de emissão imediata da Certidão de Óbito e da guia de sepultamento, conforme a recomendação 18/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Outras maternidades da capital também serão contempladas, mas a data não foi divulgada. Confira aqui a lista dos 24 cartórios de Registro Civil que já emitem CPF na Certidão de Nascimento na Bahia. 

Foto: Ilustração

Programas

Ver mais

Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Agora, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM