Unidades básicas de saúde disponibilizarão testes para Covid-19

Foto de null

Salvador

25 de setembro de 2020 às 17h39

 | 

Foto: 

Imagem de Unidades básicas de saúde disponibilizarão testes para Covid-19

A partir da próxima semana, 24 unidades básicas de saúde de Salvador irão realizar testes para detecção do novo coronavírus. A medida será fundamental para identificar cidadãos infectados pela doença, o que facilitará o encaminhamento adequado do paciente tanto para o isolamento domiciliar quanto para acompanhamento médico. A novidade foi apresentada pelo prefeito ACM Neto nesta sexta-feira (25), durante coletiva virtual, no Palácio Thomé de Souza. Na mesma ocasião, o prefeito anunciou a suspensão das medidas restritivas nos bairros. 

 

“A capital baiana foi uma das cidades do Brasil que saiu na frente em relação à aplicação dos testes, pois tínhamos a exata noção do quanto era importante realizá-los em larga escala, por toda a cidade. Trouxemos medidas inovadoras para as testagens, como drive-trhu e blitze. Também levamos os testes para ações de apoio e proteção à vida aos bairros, o que foi importante para avaliar o percentual de pessoas infectadas por localidade”, destacou o prefeito.

 

Serão duas unidades por Distrito Sanitário, totalizando 24 postos, que irão ofertar os testes para detecção de antígeno. São eles: UBS Pelourinho e UBS Ramiro de Azevedo (Centro Histórico); USF Joanes Leste e UBS Ministro Alckmin (Itapagipe); USF Deputado Luiz Braga e UBS Péricles Laranjeiras (São Caetano/Valéria); USF San Martin I e USF San Martin III (Liberdade); UBS Mario Andrea e USF Vale do Matatu (Brotas); USF Clementino Fraga e USF Sabino Silva (Barra/Rio Vermelho); USF Imbui e USF Curralinho (Boca do Rio); USF Itapuã e USF Professor Eduardo Mamede (Itapuã);  USF Professor Humberto Castro Lima - Pernambuezinho e UBS Rodrigo Argolo (Cabula/Beiru);  UBS Dra. Cecy Andrade e USF João Roma Filho (Pau da Lima);  UBS Fazenda Coutos II e USF Itacaranha (Subúrbio); e UBS Nelson Piauhy Dourado e USF Yolanda Pires (Cajazeiras). 

 

De acordo com Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esse tipo de exame é indicado para ser realizado entre o terceiro ao sétimo dia de doença e é similar ao RT-PCR, possuindo mais de 93% de sensibilidade para detectar a Covid-19. O método ocorre de forma simples, prática e rápida. É coletada amostra de secreção (swab) do nariz do paciente e o resultado sai em até 45 minutos.  


Em caso positivo e se os sintomas estiverem leves, a pessoa é orientada a iniciar o isolamento domiciliar, tendo acompanhamento remoto da SMS, através do programa Salvador Protege. Se o cidadão apresentar sintomas mais graves, a Prefeitura avaliará a necessidade de encaminhamento para UPAs ou internamento hospitalar em leito clínico ou de UTI.

 

ACM Neto explicou que a testagem nas 24 unidades não será feita por meio de demanda espontânea. “Não será qualquer pessoa que poderá ir fazer o teste, mas apenas as que tiveram sintomas da doença”, disse. Os postos possuem equipes para a realização das triagens.

 

Restrições - Na coletiva, ACM Neto anunciou que os testes rápidos para Covid-19 continuarão a ser realizados nos bairros, mas sem medidas restritivas, que foram suspensas diante dos últimos resultados positivos que apontam a tendência de queda da doença. "As restrições à atividade comercial não existem mais. Mas a Prefeitura vai continuar fazendo testes, a higienização das ruas e distribuição de máscaras nos bairros", disse ACM Neto. 

Secom PMS // Itatiaia Fernandes 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM