Fraudes na Cultura são investigadas pela PF, em Salvador

Foto de null

Polícia

18 de dezembro de 2015 às 12h06

 | 

Foto: 

Imagem de Fraudes na Cultura são investigadas pela PF, em Salvador

Uma operação para desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudes a licitação e desvio de recursos públicos do Ministério da Cultura, é deflagrada na manhã desta sexta-feira (18), pela Polícia Federal (PF).

Batizada de Operação Menelick, a operação cumpre nove mandados de busca e apreensão, oito em Salvador, Bahia, e um em Brasília, Distrito Federal. O nome “Menelick” faz uma referência ao primeiro jornal da imprensa negra paulista destinado aos movimentos sociais afro-brasileiros, que a partir de meados dos anos 1910 iniciaram luta pela cidadania recém-adquirida.

De acordo com a PF, os investigados firmavam falsos convênios com o Ministério da Cultura para justificar despesas diversas, utilizando-se de notas fiscais “frias” na elaboração das prestações de contas, valendo-se, ainda, para emissão dessas notas “frias”, de empresas fictícias vinculadas ao contador da entidade recebedora dos recursos federais. 

Conforme apurado ao longo das investigações, a organização criminosa forjava licitações e superfaturava contratos, em conluio com agentes públicos de alto escalão, desviando verbas oriundas do Ministério da Cultura destinadas à aplicação em projetos de fortalecimento e valorização da raça negra e divulgação do seu patrimônio cultural.

(Foto: Reprodução)

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM