Quase 20% dos vereadores eleitos de Salvador em 2016 não cumpriram mandato integralmente

Foto de null

Política

28 de outubro de 2020 às 12h48

 | 

Foto: 

Imagem de Quase 20% dos vereadores eleitos de Salvador em 2016 não cumpriram mandato integralmente

Apesar de ser uma das funções mais importantes na vida pública, especialmente por conta de seu contato mais direto com os interesses dos bairros, o exercício da função de vereador por muitas vezes acaba não sendo cumprido pelo nomes eleitos pela população. Essa é a realidade presente em Salvador nos últimos quatro anos. A verificação não levou em conta parlamentares que integraram secretarias e autarquias por curtos períodos de tempo.

Na atual legislatura da Câmara Municipal soteropolitana, eleita em 2016, oito dos 43 parlamentares eleitos não cumpriram integralmente seus mandatos. O valor é equivalente a 18,6% dos candidatos eleitos. A maioria destes abandonou a vereança por conta da eleição em outros cargos políticos, como deputado estadual ou deputado federal, ou assumiram funções em secretarias assim que foram empossados como parlamentares. 

Vereador eleito com o maior número de votos em 2016, Paulo Câmara (PSDB) abandonou o parlamento municipal em 2018, quando se elegeu deputado estadual. Essa é a mesma situação de Hilton Coelho (PSOL), atual candidato à prefeitura de Salvador; Léo Prates (PDT), atual secretário de Saúde de Salvador e Tiago Correia (PSDB), que ocupou vaga na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) em 2019, após a vacância do próprio Léo Prates.

O único a sair da CMS diretamente para o Congresso Nacional foi o deputado federal Igor Kannário (DEM). Eleito entre os 15 mais votados de 2016, o cantor e compositor conseguiu lograr êxito também nas eleições de 2018. Hoje, o parlamentar tenta emplacar sua chefe de gabinete e produtora, Irá Caldeira, que está adotando o nome de Irá Kannário, para ocupar uma vaga no legislativo soteropolitano.

O caso mais curioso entre os nomes eleitos em 2016 é o de Heber Santana (PSC). Atual presidente do PSC na Bahia, Heber deixou o cargo de vereador para assumir a vaga de deputado estadual no ano de 2017, em decorrência da renúncia de Bruno Reis (DEM), que acabara de ser eleito vice-prefeito de Salvador. No entanto, ele não ficou muito tempo no cargo, já que tentou se candidatar a deputado federal em 2018 numa espécie de "sacrifício eleitoral" para que seu partido ultrapassasse a cláusula de barreira. 

Por fim, há os casos dos vereadores Alberto Braga (Republicanos) e Cláudio Tinoco (DEM). Ambos se licenciaram do cargo na Câmara Municipal para assumir, em janeiro de 2017, as titularidades da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel) e da Secretaria de Cultura de Salvador (Secult), respectivamente. Tanto Braga quanto Tinoco saíram da presidência das instituições em abril deste ano, com o objetivo de desincompatibilização para buscarem suas reeleições no pleito de 2020.

BNews // IF

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM