Sul-Americana: Com gol contra, Bahia perde para o Melgar

Foto de null

Esporte

30 de outubro de 2020 às 09h39

 | 

Foto: 

Imagem de Sul-Americana: Com gol contra, Bahia perde para o Melgar

O retorno da Copa Sul-Americana não foi da forma que o torcedor do Bahia esperava. Mesmo jogando melhor durante boa parte do segundo tempo, o Tricolor foi derrotado, na noite desta quinta-feira, 29, pelo Melgar por 1 a 0, no estádio Nacional de Lima, no Peru. O único gol da partida foi assinalado contra, pelo lateral-direito Nino Paraíba, na etapa final.

A chance de reverter o resultado será na próxima quinta-feira, 5 de novembro, no jogo de volta da segunda fase do torneio continental. Para garantir a vaga na fase seguinte, o Bahia precisa vencer por mais de um gol de diferença. Em caso de 1 a 0 a favor do Bahia, a decisão vai para os pênaltis. Qualquer empate dá a classificação à equipe peruana. O confronto decisivo ainda marcará o retorno do Esquadrão à Arena Fonte Nova, depois de quase oito meses.

Antes do duelo contra os peruanos, o Tricolor visitará o Santos no domingo, 1º, às 18h15, no estádio da Vila Belmiro, pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão Série A. Os comandados de Mano Menezes vão a campo tentar buscar o segundo triunfo consecutivo no certame, após vencerem o Atlético-MG, por 3 a 1, na 17ª rodada.

Primeiro tempo

Os primeiros minutos do embate em Lima consistiu, em sua maioria, de um trabalho do ataque peruano contra a defesa brasileira do Tricolor. O Melgar tentava pressionar as saídas de bola do Bahia que, por sua vez, apostava nos contra-ataques puxados por Juninho Capixaba.

Em uma dessas pressões dos donos da casa, foi que surgiu a primeira chance da partida. Aos 10 minutos, Gregore foi tentar sair jogando no campo de defesa e entregou a bola de presente para Amoroso, que arriscou de fora da área e exigiu boa defesa do goleiro Douglas Friendrich.

O Esquadrão errava muitos passes e não conseguia imprimir seu ritmo de jogo no estádio Nacional de Lima. Em uma das subidas do Tricolor, aos 18, pelo lado esquerdo com Juninho Capixaba, o Melgar aproveitou a 'avenida' para chegar com perigo mais uma vez. Reyna cruzou na área e Douglas saiu de soco. No entanto, a bola acertou o zagueiro Lucas Fonseca e saiu pela linha de fundo.

A primeira chance de perigo do Bahia só veio aparecer aos 27 minutos. Em novo avanço pela esquerda de Juninho Capixaba, o lateral cruzou a bola na área, Gilberto passou reto por ela, mas Rossi apareceu fechando para concluir e mandar próximo a meta defendida por Cáceda.

O duelo na etapa inicial seguia com o nível de criatividade baixíssimo. O Melgar insistia nos avanços pelo lado direito do seu campo de ataque, desguarnecido devido a falta de apoio defensivo de Capixaba, mas terminavam quase sempre travados pelo zagueiro Juninho na hora do cruzamento.

Antes do árbitro colombiano Carlos Bentacurt assinalar o fim do primeiro tempo, o Tricolor ainda chegou novamente. Aos 41, Elias recuperou a posse no campo de ataque e rolou para Rossi, que bateu de três dedos, mas mandou à direita da meta peruana.

Segundo tempo

Para os 45 minutos finais, Mano Menezes resolveu fazer uma troca de atacantes, tirando Clayson, que não vinha bem na partida, para dar lugar a Élber. No entanto, a primeira chegada foi novamente dos peruanos. Aos 7, Joel Sánchez passou por Elias e, quase na linha de fundo, finalizou rasteiro para defesa segura de Douglas.

Três minutos depois, o jovem volante Ramon caiu no gramado sentindo dores e pediu para ser substituído. O comandante do Esquadrão não poupou tempo e promoveu logo duas mudanças, ao colocar o meia Daniel no lugar do jogador machucado, além de mudar de centroavante, sacando Gilberto e colocando Saldanha.

As substituições pareciam começar a fazer efeito. Aos 18, Élber rolou na esquerda para Juninho Capixaba que avançou pelo flanco e cruzou rasteiro, mas ninguém apareceu para empurrar ao fundo das redes. No minuto seguinte, nova mudança por lesão. Improvisado na direita, Ernando levou a mão à coxa e Mano colocou Nino Paraíba em seu lugar.

O Bahia passava a ganhar terreno no jogo e envolvia o time mandante. As constante subidas de Capixaba parecia ser a principal arma do Esquadrão, que já era o melhor na partida. Aos 26, o lateral-esquerdo fez boa jogada e rolou para Saldanha, que concluiu por cima do gol. Dois minutos depois, Saldanha teve nova chance, dessa vez em cruzamento pela direita, que cabeceou firme nas mãos de Cáceda.

A resposta do Melgar foi pontual e eficiente. Aos 34, após passe errado de Elias, Amoroso foi lançado em velocidade na 'avenida canhota' do sistema defensivo do Bahia, passou com facilidade por Élber, tabelou e mandou na área tricolor. O lateral-direito Nino Paraíba tentou fazer o corte, mas acabou mandando contra o próprio patrimônio, abrindo o placar para os donos da casa.

O duro golpe não conteve as progressões do Bahia, que voltou a chegar com perigo ao gol adversário já nos acréscimos. Aos 46, Capixaba encontrou Elias vindo de trás e cruzou para o volante finalizar, mas o zagueiro Fuentes se jogou na bola e conseguiu tirar com as costas. No lance seguinte, Gregore recebeu na entrada da área e mandou por cima do travessão, terminando a partida com o Tricolor atrás no placar.

 

Reprodução: A  Tarde on line

da Redação do LD

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM