Ligação Direta - Notícias
Salvador, 04 de Dezembro de 2020

Podas de árvore melhoram paisagismo e evitam acidentes em Salvador

A poda de árvores é essencial para evitar acidentes, manter a vitalidade do vegetal e melhorar o paisagismo da cidade. Este ano, quase 35 mil árvores em Salvador já foram podadas pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) em bairros como Cabula, São Gonçalo do Retiro, Barra, Cajazeiras, Fazenda Grande, Mata Escura, Imbuí, Santa Cruz, Rio Vermelho, Pirajá, Sussuarana, Caminho das Árvores, Graça, Pituba e Itapuã.

 

Ao todo, 17 equipes atuam de maneira alternada em três turnos: matutino, vespertino e noturno. As podas são feitas diariamente com o auxílio de ferramentas e de veículos como facão, motopoda, motosserra, corda, cinto de segurança e caminhão munck. Ao receber a solicitação, a equipe vai primeiro ao local para uma inspeção, identifica a espécie da árvore e depois planeja o serviço observando as especificidades de cada vegetal.

 

O serviço previne a queda de galhos secos, melhora a iluminação ao retirar galhos e folhas da frente dos refletores e lâmpadas, além de proporcionar benefício ao espécime e melhorar o paisagismo. A população pode solicitar o serviço por meio do Fala Salvador, no telefone 156.

 

Balanço – Desde 2013, mais de 300 mil podas de vegetais foram feitas na cidade. As áreas com maior incidência do serviço foram as das prefeituras-bairro Barra/Pituba (131.751), Centro/Brotas (51.499) e Itapuã (44.049).

 

“Esses números que apontam a quantidade de serviços executados de 2013 a 2020 refletem as intervenções realizadas dentro do Projeto de Ações Continuadas de Manutenção, que consiste em programas e operações constantes da Prefeitura com a participação direta da Secretaria de Manutenção. Essas medidas antecipam o aparecimento de problemas maiores e minimizam os serviços corretivos e urgentes”, afirma o secretário Virgílio Daltro.

 

Intensificação – Durante o período de chuva, as podas são intensificadas na cidade com o objetivo de prevenir os acidentes. No verão, a Seman também reforça a limpeza de coqueiros na orla, retirando os frutos e as palhas secas, melhorando o aspecto paisagístico e dando mais segurança aos frequentadores. A previsão é que dez mil coqueiros passem por esta intervenção em toda a orla. As ações foram iniciadas este mês e se estendem por todo o verão.

Secom PMS // Itatiaia Fernandes

 

 

Postado em 30 de Out 2020 as 15 : 26 : 30

 

Copyright 2014 - Todos os direitos reservados