Alunos de Universidades são contra a volta às aulas

Foto de null

Educação

31 de outubro de 2020 às 09h29

 | 

Foto: 

Imagem de Alunos de Universidades são contra a volta às aulas

Após sete meses de aulas 100% online no ensino superior, as universidades de Salvador podem voltar às atividades presenciais a partir do dia 3 de novembro, de acordo com o decreto estadual e municipal desta sexta-feira (30). Mas, alunos ouvidos pelo BNews são contra o retorno das aulas, principalmente porque há turmas com mais de 100 pessoas. Já as instituições particulares afirmam que, apesar de todos os protocolos, poderão voltar com as aulas práticas. O retorno, em questão, é facultativo e, de acordo com o prefeito de Salvador ACM Neto (Dem), as universidades só poderão ter 50% da capacidade permitida em sala. 

A reportagem entrou em contato com algumas universidades para saber o posicionamento delas referente às aulas presenciais. Algumas ainda esperam o posicionamento dos diretores para comunicar aos estudantes se haverá aulas presenciais ou se continuam de forma 100% online. A Rede UniFTC informou, em nota, que desenvolveu um Plano de Contingência para possível retorno. 

Da mesma forma, a Universidade Salvador (UNIFACS) diz que, desde o início da pandemia, segue à risca os protocolos de segurança à saúde, seja com alunos, professores e colaboradores. Referente à voltas aulas, assim como a UniFTC, a instituição, também, já preparou um método para o retorno.

Em contrapartida, o Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) informa que vai voltar com as atividades presenciais com as aulas práticas, porém, seguindo todos os protocolos de segurança.

A Faculdade Área 1 / UniRuy explica que já tem um protocolo de segurança e saúde para um possível retorno. 

O Centro Universitário Regional do Brasil (UNIRB), em conversa com o Bnews, comentou que a instituição já tem projetos para fazer presencialmente aulas práticas, clínicas e estágios. 

 A Universidade Católica de Salvador (UCSAL) afirma que vai divulgar um novo comunicado em breve, mas, de antemão explica que "a retomada das atividades presenciais será feita após a autorização de todos os órgãos competentes, com segurança e controle, preservando a integridade física e o bem-estar da comunidade acadêmica". 

Assim como as outras universidades, a Faculdade 2 de Julho (F2J) também voltará apenas mediante os decretos. 

Já o presidente da Sociedade Mantenedora do Ensino Superior da Bahia (SMES BA), Carlos Alberto Andrade, tem a mesma posição da UNIRB, onde também é diretor do centro universitário.

Responsável pelas universidades do país, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) afirma que as instituições privadas estão preparadas para voltar às atividades, porém, cabe a cada universidade decidir se haverá um retorno ou não.

A União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime) não se posicionou até o fechamento desta matéria, porém, assim como as outras, espera a decisão final dos diretores da instituição.

 

Reprodução: BNews

da Redação do LD

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM