Disque-Aglomeração atende 418 cidadãos baianos, em 72h de funcionamento

Foto de null

Eleições 2022

04 de novembro de 2020 às 11h52

 | 

Foto: 

Imagem de Disque-Aglomeração atende 418 cidadãos baianos, em 72h de funcionamento

Lançado no último sábado (31), até o momento, o Disque-Aglomeração atendeu 418 cidadãos. A partir daí, 206 denúncias foram geradas e cinco decisões judiciais foram tomadas. Os dados são da Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) - responsável por gerenciar os dados que chegam através do telefone e do formulário digital. As informações são encaminhadas às autoridades policiais responsáveis por advertir os candidatos a cargos eletivos que desrespeitam as normas sanitárias de contenção da Covid-19, durante atos de campanha. Vale lembrar que o descumprimento dessas normas pode levar à cassação do registro de candidatura e a perda do mandato.

Resultados

Desde que foi lançado, o Disque-Aglomeração viabilizou a apreensão de dois carros de som, na 146º Zona Eleitoral, em Iguaí, no Médio Sudoeste, e na 32º ZE, em Nilo Peçanha, no Baixo Sul. Além disso, autoridades policiais foram acionadas para adequar atos políticos às normas sanitárias de contenção da Covid-19, na 172º Zona Eleitoral, em Itamaraju; na 56º ZE, em Varzedo; e em Iguaí. Zelando pela saúde coletiva e pelo cumprimento das normas sanitárias, a Coordenadora do Plano Integrado de Segurança – Eleições 2020, juíza Isabella Lago, agendou audiências com os representantes das campanhas majoritárias nas cidades de Nilo Peçanha, Ituberá, Iguaí e São Francisco do Conde. As decisões da Coordenadora do Plano Integrado de Segurança – Eleições 2020, juíza Isabella Lago, se baseiam na Emenda Constitucional 107/2020 - que deixa claro aos candidatos e partidos a necessidade de os mesmos seguirem o parecer técnico emitido por autoridade sanitária estadual ou nacional - além do parecer estadual, que veda atos de campanha que desobedeçam as determinações do Comitê Estadual de Emergência em Saúde (COES/SUVISA/SESAB), em atendimento a pedidos do Núcleo de Promotores Eleitorais (NUEL). Conforme prevê a Resolução Administrativa Nº 37/2020, a juíza poderá exercer o poder de polícia em todos os municípios baianos.

Disque-Aglomeração

Inaugurado no último sábado (31), o canal exclusivo para denúncias ligadas à concentração de pessoas em atos de campanha eleitoral no estado conta com um call center - que funciona todos os dias, das 9h às 24h, por meio do número (71) 3373-9000 - e um formulário digital, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, lançado nesta segunda-feira (02). O formulário está disponível no site do Regional www.tre-ba.jus.br. Para acessá-lo, basta clicar no banner do Disque-Aglomeração. Após preencher os dados solicitados, é possível enviar fotos e vídeos que comprovem a denúncia.

 

Fonte: TRE-BA

da Redação do LD

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM