Semáforos inteligentes garantem fluidez ao trânsito de Salvador

Foto de null

Salvador

05 de novembro de 2020 às 06h45

 | 

Foto: 

Imagem de Semáforos inteligentes garantem fluidez ao trânsito de Salvador

Há cerca de três anos, Salvador passou a contar com a tecnologia de semáforos inteligentes que possibilitaram mais fluidez ao trânsito da cidade. Atualmente, são 128 equipamentos do tipo implantados em trechos que vão desde a Praça João Mangabeira, nos Barris, até o supermercado Makro, na Ligação Iguatemi-Paralela (LIP). O sistema também está presente em grandes corredores de tráfego como avenidas Garibaldi, Oceânica e Juracy Magalhães. 

 

Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), até o final deste ano, mais 29 semáforos inteligentes serão implantados nas avenidas Manoel Dias da Silva e Octávio Mangabeira, além do bairro do Comércio. Esse investimento em tecnologia e em soluções de ponta visa melhorar as condições de mobilidade, sobretudo em trechos críticos e movimentados. 

 

Na prática, o semáforo inteligente permite o reconhecimento da demanda de veículos em determinados locais, ajustando o tempo de abertura e fechamento do tráfego. Os equipamentos são interligados por uma rede de fibra ótica, que possibilita a alteração do tempo semafórico, sempre considerando o fluxo de automóveis. 

 

Diferente dos semáforos convencionais, que funcionam seguindo planilhas com horários pré-programados, sem um sistema que permita mudanças em tempo real. Essa programação se baseia nos horários e maior ou menor movimento na determinada via. Portanto, os semáforos inteligentes estão mais conectados ao dinamismo do trânsito. O sistema leva em consideração também a ocorrência de um congestionamento ou movimentação atípica na região, projetando mudanças automáticas. 

 

O resultado é a redução no tempo de deslocamento e aumento da velocidade média onde foram instalados os equipamentos. O mesmo modelo é utilizado em cidades como Moscou, na Rússia, e Madri, na Espanha.

Secom PMS // Itatiaia Fernandes 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM