Novembro Negro: Prefeitura inicia programação de saúde

Foto de null

Salvador

09 de novembro de 2020 às 14h15

 | 

Foto: 

Imagem de Novembro Negro: Prefeitura inicia programação de saúde

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou as ações do Novembro Negro. As atividades começaram ontem (05) com uma palestra na internet sobre o tema “Novembro Negro – Covid19 e população negra: privados de liberdade, população em situação de rua e quilombola, o que temos com isso?”. O evento acontece também nos dias 12, 19 e 24 deste mês e reúne pesquisadores baianos, profissionais da SMS e Secretaria Municipal de Reparação (Semur) e sociedade civil. O primeiro dia do seminário contou com a participação dos secretários das duas pastas, Leo Prates e Ivete Sacramento, respectivamente, além de pesquisadoras e estudiosas da temática. “Tenho muito orgulho de ter colaborado no ano passado com a história do enfrentamento ao racismo institucional dentro da SMS em parceria com a Semur. O Novembro Negro é isso, um fórum de debate, trazendo a tônica da reparação para dentro da saúde”, disse Prates.  

“Estamos intensificando os trabalhos de cuidado com a saúde da população negra. É o mínimo que nós podemos fazer. O desejo é de que o Novembro Negro perdure por anos e anos e que cada vez mais a política de atenção à saúde da população negra se fortaleça na capital baiana, e sobretudo aqui na Secretaria Municipal da Saúde”, completou o secretário.

Dados do IBGE de 2019 indicam que a população de Salvador é formada por 81,5% das pessoas declaradas pretas ou parda. Diferente dos anos anteriores, devido à pandemia do Coronavírus, as atividades da campanha serão concentradas de forma virtual ao longo do mês, para evitar aglomerações, com aprimoramento dos profissionais de saúde da rede municipal para lidar com a população negra.

Mês - O mês de novembro tornou-se referência para a luta e resistência da população negra em enfrentamento ao racismo, reafirmação da identidade e, principalmente, na busca por melhorias de políticas públicas voltadas para esta fatia da população. Isso porque o 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, relembra a morte de Zumbi dos Palmares, último líder do quilombo dos Palmares, assassinado em 1695.

 

Fonte: Agência de Notícias

da Redação do LD

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM