Eleições municipais produzem mais lixo que pleito estadual e nacional

Foto de null

Eleições 2022

10 de novembro de 2020 às 09h48

 | 

Foto: 

Imagem de Eleições municipais produzem mais lixo que pleito estadual e nacional

O dia das eleições é um momento de bastante trabalho para a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Isso por conta da quantidade de lixo produzido por apoiadores de candidatos e eleitores, que costuma ser maior principalmente quando o pleito é municipal. Em 2016, por exemplo, a quantidade de lixo recolhido no dia do primeiro turno da votação da disputa para prefeito e vereador foi de 125 toneladas, contra 81 toneladas de 2018, quando a eleição foi para deputado, senador, governador e presidente.

 

"Isso já é histórico: a quantidade de lixo produzido em uma eleição municipal é sempre superior. Acredito que em função da grande quantidade de postulantes a vereador, que é aquele candidato com atuação mais direta no município. O material recolhido é papel, as propagandas impressas dos candidatos, que acabam circulando na cidade entre os apoiadores e muitas vezes são jogadas de forma indevida no chão", diz o presidente da Limpurb, Leonardo Oliveira.

 

Para proporcionar um ambiente limpo no próximo domingo (15), dia do primeiro turno da eleição, a Limpurb vai intensificar as ações de limpeza na cidade. A operação especial irá contemplar ações de coleta e varrição, com aumento do efetivo e número de equipamentos. O trabalho será dividido em dois turnos: matutino (com início às 6h) e vespertino (a partir das 16h).

 

A operação contará com 1.474 agentes de varrição, 121 agentes de coleta e 663 que atuam nas equipes especiais. Além disso, serão disponibilizados 69 equipamentos como caminhões, compactadores e caçambas, para auxiliar os agentes de limpeza urbana. A limpeza será realizada em toda cidade, principalmente nas áreas com colégios eleitorais de maior movimento.

 

“A nossa recomendação é que as pessoas utilizem do bom senso, principalmente pelo período de pandemia que estamos vivenciando. No momento de fazer um lanche, que faça de maneira segura e descarte os seus resíduos de maneira adequada em uma lixeira”, afirma o presidente da Limpurb.

Secom PMS // Itatiaia Fernandes

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM