Prefeitura monta operação especial de serviços para dia da eleição

Foto de null

Eleições 2022

11 de novembro de 2020 às 10h47

 | 

Foto: 

Imagem de Prefeitura monta operação especial de serviços para dia da eleição

Para o primeiro turno das eleições municipais, no próximo domingo (15), a Prefeitura montou uma operação especial de serviços para garantir o direito das pessoas de escolherem seus representantes nas urnas. O reforço envolve ações de trânsito, transporte público, segurança, limpeza e ordenamento. 

 

Trânsito – A Transalvador montou uma operação de trânsito dedicando atenção especial aos maiores colégios eleitorais. Equipes estarão nas ruas e no Núcleo de Operação Assistida (NOA), a central de videomonitoramento, voltadas para o ordenamento do tráfego e acompanhando os principais corredores, a fim de solucionar com brevidade qualquer situação que possa causar algum prejuízo à fluidez.

 

Agentes atuarão intensivamente em locais como a Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Vale do Canela; o Colégio Iceia, no Barbalho; a Escola Politécnica da Ufba, na Federação; o Colégio Estadual Luis Viana, em Brotas; e também outras vias que registram grande movimento, como a Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô), Rua Silveira Martins (Cabula) e os bairros de Pernambués, Cajazeiras e Itapuã. No momento da apuração, agentes também estarão no entorno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).  

 

Estacionamento – O estacionamento em via pública será permitido apenas em áreas autorizadas pela sinalização e em conformidade com o Código Brasileiro de Trânsito. Não serão criadas zonas temporárias de estacionamento para o dia da eleição. Os condutores devem ficar atentos à sinalização no local onde deixarem os veículos.

 

Eventos suspensos - A Transalvador não autorizou eventos paralelos no dia da eleição, com o objetivo de evitar transtornos no tráfego que possam prejudicar a votação. Projetos como o Ruas de Lazer, no Dique do Tororó e na Av. Magalhães Neto, permanecem suspensos por conta da pandemia.  

 

Denúncias – Para informar algum problema no trânsito, o cidadão deverá entre em contato com a autarquia por meio do Fala Salvador, número 156, ou pelo aplicativo NOA Cidadão. Para veículos removidos no domingo, a liberação poderá ser feita a partir da segunda-feira (16).  

 

Transporte - Para facilitar o deslocamento dos eleitores que irão exercer sua cidadania, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) preparou uma operação especial, das 5h às 18h,atuando com frota de dias úteis para melhor atender a população. Além disso, serão disponibilizados veículos extras da frota reguladora, que estarão à disposição da fiscalização nas estações da Lapa, Pirajá, Estação Acesso Norte e Mussurunga. 

 

Para acompanhar o atendimento do transporte, mais de 65 agentes de fiscalização estarão nas ruas, além do monitoramento em tempo real de todas as linhas através do Centro de Controle Operacional (CCO).  

 

Ascensores - Excepcionalmente neste domingo, o Plano Inclinado Liberdade/Calçada irá operar das 7h às 17h30 com tarifa gratuita. Já o Elevador Lacerda terá sua operação também das 7h ás 17h30 com tarifa de R$ 0,15. Os veículos do sistema Subsistema de Transporte Especial Complementar (STEC) também vão atuar com sua capacidade máxima e frota que circula em dias normais.  

 

Limpeza urbana - A fim de proporcionar um ambiente limpo e organizado durante as eleições, a Limpurb contará com um efetivo de 2.258 agentes e 69 equipamentos Serão 1474 agentes de varrição, 121 de coleta e 663 que atuarão nas equipes especiais.  A operação de limpeza será dividida em dois turnos: matutino (iniciando às 06h) e vespertino (iniciando às 16h). 

 

Defesa Civil - Como serviço essencial, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) funcionará em regime de plantão 24 horas. Neste sentido, atenderá normalmente o público no dia das eleições. Em casos de ameaças de desabamento de imóveis, deslizamento de terra e incêndio, a Codesal deve ser imediatamente comunicada através do telefone 199. A chamada é gratuita.

 

Segurança - A Guarda Civil Municipal (GCM) atuará com aproximadamente 60 agentes, realizando rondas nas principais zonas eleitorais da capital baiana das 8h às 17h. A corporação vai ajudar ainda como escolta para garantir o translado de malotes para pontos sensíveis.

 

Ordenamento  – A fiscalização de combate à poluição sonora, no domingo das eleições, será realizada como é feita em dias úteis. Equipes do órgão, em parceria com a Polícia Militar, irão fiscalizar ruas, bares e restaurantes, aferindo decibéis. O mesmo acontecerá com a fiscalização do comércio informal, informou a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

Secom PMS // Itatiaia Fernandes

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM