Eleições 2020: Resultados das urnas influenciarão crise da covid e carreiras políticas

Foto de null

Eleições 2022

29 de novembro de 2020 às 08h41

 | 

Foto: 

Imagem de Eleições 2020: Resultados das urnas influenciarão crise da covid e carreiras políticas

Painel pintado pelo artista urbano Ment retrata os candidatos à Prefeitura do Rio Eduardo Paes e Marcelo Crivella Foto: Leo Martins / Agencia O Globo

 

Cinquenta e sete cidades com 26% do eleitorado brasileiro (38,2 milhões de pessoas) vão novamente às urnas neste domingo para escolher o prefeito dos próximos quatro anos. Nas duas principais capitais, os dois candidatos à reeleição chegam ao dia da votação em situações distintas.

Enquanto Bruno Covas (PSDB) lidera a apertada disputa em São Paulo contra Guilherme Boulos (PSOL), no Rio Marcelo Crivella (Republicanos) está bem atrás do ex-prefeito Eduardo Paes (DEM).

Na eleição em meio ao recrudescimento da pandemia no Brasil, um fator uniu candidatos de diversos partidos preocupados com a própria popularidade: da situação à oposição nos municípios, ninguém quis se comprometer com medidas de restrição da economia ou da circulação de pessoas que pudessem acarretar prejuízos nas urnas.

O vírus, porém, ignorou o calendário eleitoral. Na disputa de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), o favorito a vencer segundo as pesquisas, está internado numa UTI em São Paulo. Justamente na capital paulista, Boulos, a surpresa do primeiro turno nas grandes cidades, não poderá votar porque está em isolamento após o diagnóstico de Covid.

 

Globo///FFigueiredo

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM