Programa social voltado para gestantes negras é sancionado em Salvador

Foto de null

Salvador

29 de dezembro de 2021 às 11h37

 | 

Foto: 

Imagem de Programa social voltado para gestantes negras é sancionado em Salvador

Foto: divulgação/Sesab

A prefeitura informou que vai ofertar um programa exclusivo de assistência integral às gestantes da capital, principalmente às mulheres negras e carentes da cidade. O projeto “Programa Mãe Salvador” vai começar a funcionar a partir de janeiro.

Por meio da iniciativa, é definida a unidade de saúde de referência para o parto e o encaminhamento da gestante para este serviço, assim que houver necessidade por motivo de intercorrência ou de trabalho de parto. O programa garantirá ainda a captação precoce e adesão das gestantes às consultas e exames de pré-natal até a 12ª semana de gestação, assim como vai estimular a vinculação da futura mamãe com a Unidade Básica de Saúde (UBS) responsável pelo pré-natal e a maternidade de referência. 

Para que as mães e bebês possam fazer consultas e exames de pré-natal e puerpério, o Programa Mãe Salvador vai ofertar 30 passagens de ônibus (15 de ida e 15 de volta) para consultas de pré-natal, exames laboratoriais e de ultrassonografia, de visita de vinculação à maternidade e de consulta de puerpério e recém-nascido. Para aquisição do Cartão de Transporte Único Identificado, é necessário realizar a primeira consulta pré-natal para a constatação da gestação com registro na Caderneta da Gestante e vincular-se a UBS na qual fará o acompanhamento pré-natal.

O outro benefício é a oferta do kit enxoval básico para o bebê. Neste caso, será concedido às gestantes beneficiárias do Bolsa Família que tenham realizado o mínimo de sete consultas pré-natal, visita de vinculação com a maternidade de referência e iniciado o pré-natal com idade gestacional inferior ou igual a 20 semanas.
 

Fonte: Secom/Prefeitura

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM