Ligação Direta - Notícias
Salvador, 17 de Abril de 2021

Bolsonaro é escolhido ‘pessoa corrupta do ano’ por consórcio internacional de jornalistas investigativos

O presidente Jair Bolsonaro foi escolhido a ‘pessoa corrupta do ano’ pelo Organized Crime and Corruption Reporting Project (Projeto de Reportagem de Crime Organizado e Corrupção), um dos maiores consórcios de jornalistas investigativos do mundo. A escolha foi anunciada na manhã desta quarta, 30, e destaca o papel de Bolsonaro ‘em promover o crime organizado e a corrupção’ Ainda segundo o texto, os jurados escolheram Bolsonaro ‘por causa de sua hipocrisia’ – “Ele chegou ao poder com a promessa de combater a corrupção mas não só se cercou de pessoas corruptas, como acusou erroneamente outras pessoas de corrupção”.

Bolsonaro bateu três finalistas: o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, o presidente da Turquia Recep Erdogan e o oligarca da Ucrânia Ihor Kolomoisky.

Todos anos, a escolha do ‘vencedor’ é feita por uma banca internacional de jornalistas investigativos, acadêmicos e ativistas. Em anos anteriores, foram premiados o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (2016), o presidente da Rússiva Vladimir (2014) Putin e o presidente do Azerbaijão Ilham Aliyev (2012). O consórcio funciona como uma plataforma de jornalismo investigativo que conecta mais de 50 centros espalhados pelo mundo, em especial na Europa, Cáucaso, Ásia Central e África. O grupo publica mais de 150 reportagens investigativas por ano.

 

 

Reprodução: Estadão

MC

 

 

 

 

Postado em 30 de Dez 2020 as 17 : 32 : 04

 

Copyright 2014 - Todos os direitos reservados