O mandato "Pretas por Salvador" é coletivo e está em construção, diz vereadora ao Ligação Direta

Foto de null

Ligação Direta

07 de janeiro de 2021 às 10h45

 | 

Foto: 

Imagem de  O  mandato "Pretas por Salvador" é coletivo e está em construção, diz vereadora ao Ligação Direta

 

Bahia Notícias / Notícia / 'Pretas por Salvador': Conheça o primeiro  coletivo a conquistar uma vaga na Câmara - 18/11/2020

 

A partir desta quinta,7, o programa Ligação Direta da Salvador FM iniciou uma programação de entrevistas semanais com os novos 17 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Salvador.

A programação foi aberta hoje,7, tendo como entrevistada Laila  Crisóstomo eleita vereadora, pelo PSOL, integrante do mandato coletivo "Pretas por Salvador", que conta com as co-vereadoras Cleide Coutinho  e Gleide Davis.

Para a vereadora o mandato coletivo é um tema polêmico e que está em construção. 

Ela citou como exemplo a sua diplomação. Inicialmente o Tribunal Regional Eleitoral só havia adimitido a sua participação, entretanto, "sem que eu pedisse, o TRE me ligou convidando para que as três integrantes do mandato participassem da solenidade de diplomoção". Já foi um avanço, ressaltou a parlamentar.

Segundo Laila Crisóstomo o direito não é travado. Estamos desconstruindo obstáculos históricos como o machismo, o racismo e construindo um novo conceito de se fazer política. 

O cenário conservador na Câmara Municipal de Salvador é assustador, diz a vereadora, mas apesar disso já participei de uma reunião em plenário com um turbante, acrescentando que não vai fazer uma oposição  vazia, mas sim fiscalizatória.

 "Ninguém espere me ver sentada com o prefeito Bruno Reis discutindo qualquer tema, nossa atuação será em plenário." Todo projeto a ser votado terá de ser discutido detalhadamente.

Com relação ao salário, Laila Crisóstomo disse que só ela receberá como vereadora, mas as outras duas já estão nomeadas como assessoras em seu  gabinete.

 

Por Alberval Figueiredo

Jornalista
 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM