Governo requisita mais 30 milhões de seringas e agulhas, diz entidade de fabricantes

Foto de null

Saúde

13 de janeiro de 2021 às 17h47

 | 

Foto: 

Imagem de Governo requisita mais 30 milhões de seringas e agulhas, diz entidade de fabricantes

 

25 imagens que quem tem medo de seringas, agulhas e injeções deve passar  longe

 

O superintendente da Associação Brasileira de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), Paulo Henrique Fraccaro, afirmou nesta quarta-feira (13) à TV Globo que o governo requisitou às empresas do setor mais 30 milhões de seringas e agulhas a serem destinadas à vacinação contra a Covid-19.

Somadas às outras 30 milhões requisitadas pelo Ministério da Saúde no inicio do mês, as indústrias serão obrigadas então a fornecer 60 milhões de seringas e agulhas ao governo.

A requisição administrativa é um instrumento previsto na Constituição por meio do qual o poder público pode usar temporariamente bens privados em caso de "iminente perigo público". Pela regra, o governo deve assegurar indenização, "se houver dano".

De acordo com o superintendente da Abimo, o governo fez a requisição administrativa do material de três empresas — para cada uma, pediu 10 milhões de seringas, mas de 1 ml, para entrega até 13 de fevereiro. Na primeira requisição, o pedido foi de seringas de 3 ml, para entrega até o próximo dia 30.

Uma das empresas, informou Paulo Henrique Fraccaro, já pediu ao governo para reconsiderar o pedido porque a produção de seringas de 1 ml seria mais difícil em razão da falta de moldes suficientes para a produção do volume solicitado.

 

G1 /// Figueiredo

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM