Secretário Fábio Vilas-Boas pede liberação da Anvisa pela Sputnik V

Foto de null

Governo

20 de janeiro de 2021 às 17h03

 | 

Foto: 

Imagem de Secretário Fábio Vilas-Boas pede liberação da Anvisa pela Sputnik  V

Foto: Divulgação/Sesab

 


O secretário da Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, pediu na manhã desta quarta-feira (20) a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso emergencial da vacina russa Sputnik V. O secretário falou sobre o assunto durante entrevista ao Bahia Meio Dia, da TV Bahia.
“Hoje os russos estão nos garantindo o envio já de 10 milhões de doses. É preciso dizer que eles estão mandando 50 mil para Turquia, 100 mil para Israel. Para o Brasil, eles garantiram já de imediato 10 milhões de doses, sendo 400 mil ainda agora nessa próxima semana. Depois 4 milhões, depois cerca de 6 milhões, completando o mês de março", informou o secretário.
Porém, o Brasil ainda não se pronunciou sobre a compra dessas doses de vacina e Villas Boas demonstrou preocupação. "Entretanto se houver uma demora aí de uma ou duas semanas para o Brasil se posicionar, eles não tem como segurar essa doses e eles vão ter que vender para outros países", falou, revelando que o Brasil já começou a fabricar a Sputnik V. "Nós vamos começar a ser exportadores de vacina que estão sendo fabricadas hoje já no solo brasileiro, em Brasília, desde o último dia 14", anunciou.
O Governo da Bahia entrou no sábado (16) com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o estado possa fazer a compra direta do imunizante. Um acordo de cooperação para 50 milhões de doses já havia sido assinado em setembro.
"Então eu faço um apelo, eu torço para que o bom senso do ministro Lewandosvks que é o relator dessa ação direta de constitucionais que a PGE moveu em nome do governador Rui Costa, possa prevalecer e ele autorizar para que o Brasil tenha acesso a essas doses que será sem dúvida, a tábua de salvação", disse o secretário.

 

 

Fonte: reprodução/vídeo//LC

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM