Pela 1ª vez na pandemia, Salvador tem quase 100 pessoas esperando regulação em um dia

Foto de null

Saúde

02 de março de 2021 às 15h51

 | 

Foto: 

Imagem de Pela 1ª vez na pandemia, Salvador tem quase 100 pessoas esperando regulação em um dia

Foto: GovBa

 

Nesta terça-feira (2), pela primeira vez durante a pandemia, Salvador registrou 96 pacientes aguardando regulação para um leito de hospital. Desse total, 54 são pacientes que necessitam de atendimento em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Salvador tem 85% de ocupação dos leitos de UTI para adultos. O secretário de Saúde do município, Léo Prates, explicou que ainda durante a manhã três pessoas foram reguladas. Ele voltou a falar que esse é o momento mais crítico da pandemia na capital.

“Pela primeira vez chegamos a baixar, estamos com 93 [pacientes a serem regulados]. Esse é o primeiro dia em que chegamos a [quase] 100 solicitações de regulação, só nas UPAs municipais", disse. “É o momento mais crítico e mais duro", completou Léo Prates.

O secretário disse ainda que há previsão de uma folga nos leitos entre o fim desta semana, porque deve haver o que os profissionais da área chamam de "giro", que é quando outros pacientes deixam os leitos por alta ou óbito.

"Todos os dias eu apelo a Deus para que me dê mais um dia sem o colapso da saúde. Eu realmente não estou pensando no amanhã, estou pensando no hoje, em baixar as taxas de regulações, em sobreviver a esse dia. Eu acredito que, de sexta para segunda-feira, a gente consiga dar alguma folga ao sistema. Isso não quer dizer que ele vai ficar bom”, informou. "Estamos sobrevivendo, mas isso não quer dizer que somos invencíveis", completou.

Além disso, novos leitos devem ser reabertos com a ampliação do Pronto Atendimento [PA] do Marback, que vai virar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

"Nós estamos, e eu peço a compreensão da população, encerrando as atividades do ambulatório do PA do Marback no Imbuí, e vamos estender e transformar em uma UPA, que é uma estrutura maior. As obras já começaram hoje, para a gente ampliar o atendimento de urgência e emergência, que está bem complicado".

 

Fonte: G1 Bahia//LC
 

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM