Força-tarefa realiza mais de 360 mil ações fiscais em um ano de pandemia

Foto de null

Salvador

18 de março de 2021 às 08h02

 | 

Foto: 

Imagem de Força-tarefa realiza mais de 360 mil ações fiscais em um ano de pandemia

Para garantir o cumprimento dos decretos contra o coronavírus em Salvador, a Prefeitura criou uma força-tarefa, liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e com apoio da Polícia Militar (PM-BA), que iniciou os trabalhos no dia 18 de março do ano passado. Um ano depois, já foram realizadas 366 mil ações fiscais, sendo mais de 357 mil vistorias, 8.400 interdições, 100 cassações de alvará e aproximadamente 700 aglomerações foram dispersadas.

A equipe reúne 120 fiscais da Sedur e policiais militares que se revezam em três turnos para fiscalizar todos os bairros da capital baiana. Os agentes são munidos com informações estratégicas, levantadas pelo sistema de inteligência do órgão, que faz um mapeamento para identificar os locais com o maior número de irregularidades, além das denúncias do Disque Coronavírus 160. Com esses dados, são traçados roteiros diários de fiscalização.

Há um ano, os fiscais percorrem os 170 bairros de Salvador para fazer valer os decretos que tem como objetivo reduzir a disseminação da Covid-19 e, sobretudo, salvar vidas. Apesar do trabalho ostensivo, as equipes se deparam diariamente com irregularidades. Os estabelecimentos que mais infringem as regras são os bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias. Entre os bairros que lideram o ranking de descumprimento dos decretos estão Cajazeiras, Pernambués, São Marcos, Itapuã, Fazenda Grande do Retiro e Boca do Rio.

Conscientização – O diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão Júnior, afirma que a força-tarefa tem atuado de forma incansável nesses 365 dias e lembra que precisamos unir esforços nesse combate contra um inimigo invisível – o coronavírus. “Estamos nas ruas exercendo o nosso papel e dando o nosso melhor para salvaguardar vidas. Precisamos que as pessoas continuem colaborando porque, só assim, conseguiremos superar esse momento”, afirma.

Brandão admite que essa tem sido uma batalha difícil, mas carrega uma mensagem de esperança. “Já vencemos a primeira onda e vamos vencer a segunda. Precisamos nos manter firmes para ter a nossa cidade de volta com a alegria e a paz restabelecida e, acima de tudo, a saúde do nosso povo”, conclui.

Toque de recolher – A partir do mês de fevereiro, Salvador adotou medidas mais restritivas para ajudar a conter o número de casos da doença na cidade. Entre os dias 19 de fevereiro e a terça-feira (16), já foram realizadas mais de 28 mil vistorias, 373 interdições e cerca de 100 aglomerações foram dispersadas.

Secom PMS//IF

 

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM