Rui Costa pisa na cabeça das serpentes e lança Jaques Wagner candidato a governador pelo PT em 2022

Foto de null

Política

22 de março de 2021 às 17h02

 | 

Foto: 

Imagem de Rui Costa pisa na cabeça das serpentes e lança Jaques Wagner candidato a governador pelo PT em  2022

 

Comício de Rui Costa com Lula atrai multidão na Capital - Blog Marcos Frahm

 

Rui Costa pisa na cabeça das serpentes e lança Jaques Wagner candidato a governador pelo PT em  2022. E mais, diz que pretende ficar como governador até o fim do seu mandato. 

Nesta segunda afirmação há um abismo entre pretender e decidir. Com Wagner ele decidiu, em relação à ele próprio diz que pretende, quer dizer planeja, há uma intensão mas não uma decisão.

Durante todo este segundo mandato, Rui Costa vem sendo pisoteado pelos supostos apoiadores senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD e pelo vice-governador João Leão, presidente estadual do PP.

Não é de agora que Otto Alencar vem se fortalecendo para tomada do governo das mãos do PT. Desde o primeiro mandato de  Wagner governador  em 2006 que ele trabalha nessa direção, foi quando trouxe para a Bahia o PSD e assumiu a presidência do partido no estado.

Antes do fator Lula quando este se tornou elegível, Otto Alencar e João Leão vêm enfrentando Rui Costa. Otto chegou a dizer que " por enquanto Rui não teria condições de falar em sucessão", enquanto Leão disse que," quem que ser apoiado tem tambem de apoiar". Tudo isso no ano passado. 

O resultado dos dois supostos partidos apoiadores de Rui Costa, está expresso nas eleições do ano passado. O PSD de Otto fez 108 prefeitos e o PP de João fez 92 prefeitos, que juntos como sempre estiveram e sempre estarão somam 200 prefeitos, ou seja, 48% dos 417 prefeitos da Bahia.

Mas aí a fila andou e Lula se tornou elegível. No vácuo desse fato, Rui Costa moveu a peça do xadrez e lançou o senador Jaques Wagner candidato do PT ao governo da Bahia em 2022, e foi mais contundente ao anunciar que permanecerá no governo até o final do mandato sacrificando sua vitoriosa carreira eleitoral. 

 Rui poderia deixar o governo em maio do próximo ano e se candidatar ao senado na vaga de Otto que termina o mandato de 8 anos, e o vice-governador João Leão assumiria o governo.

Só que Rui Costa não confia em Leão, que poderia usar a máquina governamental aliando-se a Otto e ao próprio ACM Neto contra o PT, que com a chegada de Lula o ex-prefeito não tem a menor chance.

Então Rui pisou na cabeça das duas serpentes e oficializou Jaques Wagner como candidato do PT ao governo do estado em 2022 e a sua permanência no governo até o final do mandato. Não falou em momento algum em composição de chapa e definiu - Jaques Wagner é o candidato do PT. Este é o resultado do efeito Lula.

 

Da Redação do LD Notícias por Alberval Figueiredo

Jornalista

 

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM