2ª dose da vacina: Mais de 3 mil pessoas não compareceram aos postos

Foto de null

Saúde

25 de março de 2021 às 12h11

 | 

Foto: 

Imagem de 2ª dose da vacina: Mais de 3 mil pessoas não compareceram aos postos

Mais de 3 mil pessoas que deveriam receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 ainda não compareceram aos pontos de imunização para completar o esquema vacinal em Salvador. A recomendação é que a dose de reforço da CoronaVac seja aplicada 28 dias após a administração da primeira aplicação. A informação sobre a data de retorno para recebimento da segunda dose está contida no cartão de vacinação do imunizado. Para alertar esse público sobre a importância de finalizar o processo de imunização, equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) encaminham mensagens de texto para o celular dos faltantes. No portal www.saude.salvador.ba.gov.br/vacinacao-covid/ também é possível consultar o dia que cada pessoa deve retornar aos pontos de vacinação.

 De acordo com a médica infectologista, Adielma Nizarala, o Programa Nacional de Imunização segue as recomendações dos fabricantes das vacinas que foram preparadas para aplicação em dose dupla. A especialista lembra que os estudos realizados pelos fabricantes do imunizante concluíram que a segunda dose provoca a quantidade de anticorpos confiável para atestar a imunização. “É necessário que as pessoas sigam rigorosamente as orientações prestadas pelo Programa Nacional de Vacinação, que estão alinhadas com as recomendações dos fabricantes, para assegurar a proteção contra o vírus. O esquema vacinal incompleto não assegura a imunidade contra a doença”, afirmou. 

Período de imunização e cuidados – O sistema imunológico leva, em média, duas semanas para criar anticorpos neutralizantes, capazes de barrar a entrada do vírus nas células, de acordo com estudos publicados. A resposta pode variar de acordo com faixa etária e outros aspectos individuais do vacinado. Ou seja, mesmo após a segunda dose o cidadão não está protegido imediatamente. A proteção começa, em média, duas semanas após a aplicação da segunda dose no paciente. Este foi o intervalo de tempo usado nos testes clínicos das duas vacinas disponíveis no Brasil como a CoronaVac e a Oxford, para medição da resposta imune dos vacinados. 

Por exemplo, se uma pessoa que tomou a vacina se infectar antes desse tempo, não quer dizer que a vacina falhou, mas que não deu tempo do sistema imunológico criar a resposta imune. É importante ressaltar, ainda, que a vacinação não assegura 100% de imunidade – no entanto, a pessoa que completou o esquema de vacinação reduz drasticamente as chances de desenvolver um quadro grave da doença, que leve à internação ou mesmo à morte.

Os cuidados, porém, não devem ser ignorados, mesmo por quem já completou o ciclo (as duas doses) da vacinação. O uso de máscara de proteção, a higiene constante das mãos e a manutenção do isolamento social – especialmente no sentido de evitar aglomerações – continuam sendo fortes aliados no combate à Covid-19. 

Locais de vacinação – Nesta quinta-feira (25), a segunda dose da vacina para os idosos acontece das 8h às 16h, nos pontos de drive-thru na Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré), Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque de Exposições (Paralela), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – Cabula, Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), Barradão (Canabrava) e Vila Militar – Dendezeiros. Os pontos fixos estão situados na USF Vista Alegre, Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), Faculdade Bahiana de Medicina (Brotas), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – Cabula, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Resgate, USF Santa Luzia, USF Federação, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, 5º Centro de Saúde (Barris) e Colégio da Polícia Militar (CPM) – Dendezeiros. 

Também das 8h às 16h, a aplicação da segunda dose para os trabalhadores da saúde é realizada na Unijorge – Campus Paralela (ponto fixo e drive-thru), USF San Martin III (drive-thru) e USF Colinas de Periperi (ponto fixo).

Filômetro – Para evitar filas, o cidadão a ser imunizado pode utilizar o Filômetro para saber quais os pontos de vacinação com maior ou menor movimentação. As informações estão disponíveis no site filometro.saude.salvador.ba.gov.br .

 

Reprodução: Prefeitura de Salvador
MC

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM