Retomada das atividades leva em consideração a análise das autoridades de saúde

Foto de null

Saúde

01 de abril de 2021 às 14h03

 | 

Foto: 

Imagem de Retomada das atividades leva em consideração a análise das autoridades de saúde

Confira como será o retorno das atividades não essenciais, em Salvador, a  partir de segunda | Bahia de Valor

A retomada das atividades leva em consideração a análise das autoridades de saúde, que demonstra a desaceleração da pandemia na capital. A média móvel de novos casos da doença, que compara os últimos sete dias em relação a 14 dias atrás, caiu 45%. Outro resultado positivo é para a queda do fator RT, que mede quantas pessoas um determinado indivíduo pode infectar. Essa taxa atualmente é de 0,69 (quando este número está acima de 1 significa descontrole epidemiológico). O maior fator RT registrado neste um ano de crise sanitária provocada pelo Sars-CoV-2 foi em abril de 2020, com índice de 1,64. Houve, ainda, redução de 1.671 casos ativos, no comparativo entre os dias 26 de fevereiro e 23 de março. Já a velocidade de crescimento de casos esperada para a capital baiana, que era de 0,58%, ficou em 0,38%, abaixo da média nacional.

A ocupação de leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 disponíveis nas redes municipal, estadual e privada contratualizada está em 82% e também segue em queda. No total são 789 vagas de terapia intensiva em funcionamento, frente às 692 que haviam no ano passado. O prefeito também destacou que, entre os principais dados analisados para a reabertura das atividades comerciais suspensas, está o volume de pacientes em UPAs aguardando por regulação para leito em hospitais de referência. Ele lembrou que os momentos mais críticos da pandemia em Salvador foram registrados em meados do mês passado. Na série histórica contada desde o dia 26 de fevereiro, o dia 15 de março foi o pior, ocasião em que 137 pessoas estavam nas UPAs aguardando regulação. Bem diferente do atual cenário: ontem (31), apenas 13 pacientes estavam à espera de transferência para leitos clínicos e de UTI.

O chefe do Executivo municipal ressaltou a importância do processo de vacinação para o controle da pandemia. Salvador tem atualmente 12,57% da população imunizada, totalizando mais de 362 mil pessoas. A cidade ocupa a segunda posição no ranking nacional, tendo média de vacinados superior ao país, que tem 8%.

 

Reprodução: Agecom Salvador

MC

 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM