Polícia Federal deflagra Operação Checker para combater fraudes no Auxílio Emergencial.

Foto de null

Polícia

06 de abril de 2021 às 13h41

 | 

Foto: 

Imagem de Polícia Federal deflagra Operação Checker para combater fraudes no Auxílio Emergencial.

Operação Checker PR.jfifA Polícia Federal deflagrou nesta manhã (6/4) a “Operação Checker”, para desarticular esquema de fraudes no Auxílio Emergencial, no Paraná. Policiais federais deram cumprimento a 2 Mandados de Busca e Apreensão e a 2 Mandados de Prisão Preventiva, expedidos pela Vara Federal de Umuarama/PR. As medidas adotadas hoje visam a desmantelar esquema e identificar possível envolvimento de organização criminosa.

De acordo com as investigações, para efetuarem as fraudes, os investigados faziam uso de programas de computador geradores de CPFs e softwares chamados “checkers”, que indicavam os titulares aptos a receberem o Auxílio Emergencial. Os saques eram realizados diretamente no caixa eletrônico, na agência bancária, ou então, quando em valores maiores, por meio de transferência através do sistema PIX.

O líder do esquema já foi investigado por outros crimes similares, coordenando golpes anteriores, na região de Umuarama, envolvendo falsificação de documentos. Ele atuava no saque fraudulento do Auxílio Emergencial, com a utilização de softwares desenvolvidos por hackers, desde o início do programa.

Estima-se que o prejuízo causado às vítimas das referidas fraudes, bem como aos cofres públicos, apenas pelos levantamentos iniciais, seja próximo a R$ 1 milhão, sem considerar outros potenciais envolvidos, o que será possível investigar a partir da análise do material arrecadado.

 

Reprodução: Comunicação Social da Polícia Federal em Guaíra/PR

MC

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM