Novo ministro da Justiça vai trocar comando da PF, que terá terceiro chefe na gestão Bolsonaro

Foto de null

Polícia

06 de abril de 2021 às 18h15

 | 

Foto: 

Imagem de Novo ministro da Justiça vai trocar comando da PF, que terá terceiro chefe na gestão Bolsonaro

 

Novo ministro da Justiça decide trocar comandos da PF e da PRF

 

O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, vai substituir, nos próximos dias, o diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Souza. Com a mudança, a PF terá o terceiro chefe em apenas dois anos e três meses de governo.

No início da gestão de Jair Bolsonaro, a PF era comandada pelo delegado Maurício Valeixo, indicado pelo então ministro Sérgio Moro, ex-juiz da Lava Jato. Bolsonaro reclamava da atuação de Valeixo e exigiu sua cabeça. Moro pediu demissão, alegando interferência política na corporação. Mas desde que Rolando de Souza tomou posse como diretor-geral da corporação, em maio do ano passado, a PF abriu outros inquéritos que incomodaram o presidente.

O mais recente deles, iniciado em março, investiga negócios envolvendo Jair Renan Bolsonaro, filho “04” do presidente. O objetivo da Procuradoria da República no Distrito Federal é saber se houve crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro praticados por um grupo empresarial do setor de mineração e o filho de Bolsonaro.

Os outros três filhos políticos do presidente também são alvo da PF. O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) é acusado de comandar um esquema de rachadinha quando era deputado no Rio. O esquema, que também abrigaria funcionários fantasmas, seria usado, ainda, pelo vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). Já o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) está na mira de inquérito do STF que investiga a propagação de fake news contra ministros da Corte e o financiamento de atos antidemocráticos.

Em outra frente, a PF abriu inquérito contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello para apurar se ele cometeu crimes na gestão da pandemia de covid-19. Outras duas apurações em andamento, que também interessam o presidente, são as que tratam dos atos antidemocráticos e do inquérito das fake news.

Ao discursar nesta terça-feira, 6, na cerimônia de posse de Torres – que foi fechada e sem transmissão ao vivo – , Bolsonaro disse que o novo ministro da Justiça terá o comando de “sua própria PF”. “Não é fácil e não é um Ministério complicado, mas é um ministério que tem muita responsabilidade. Abaixo de você, ali, diretamente subordinada – entre outras, né? –, a sua própria Polícia Federal”, afirmou o presidente.

 

Estadão// Figueiredo

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM