Após receber doses a menos de vacina, Leo Prates repudia Butantan: 'agride os profissionais da Saúde'

Foto de null

Saúde

15 de abril de 2021 às 17h13

 | 

Foto: 

Imagem de Após receber doses a menos de vacina, Leo Prates repudia Butantan: 'agride os profissionais da Saúde'

 

[Após receber doses a menos de vacina, Leo Prates repudia Butantan: 'agride os profissionais da Saúde']

 

A cidade de Salvador tem recebido frascos contendo doses a menos da CoronaVac, vacina contra a Covid-19. Segundo o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, o município deveria receber em cada lote enviado pelo Ministério da Saúde 10 ampolas, o que não tem acontecido com frequência.

O saldo disso é um déficit de cerca de 20 mil doses, o que pode prejudicar o processo de vacinação da cidade. O gestor repudiou uma nota emitida pelo Butantan, responsável por fabricar o imunizante em solo brasileiro, em que o Instituto afirma que foi constatado que a prática incorreta na extração das doses das ampolas resulta na perda das vacinas em alguns postos de aplicação.

"Todas as notificações recebidas pelo instituto até o momento relatando suposto rendimento menor das ampolas foram devidamente investigadas, e identificou-se, em todos os casos, prática incorreta na extração das doses nos serviços de vacinação. Portanto, não se trata de falha nos processos de produção ou liberação dos lotes pelo Butantan", ressalta nota divulgada pelo instituto.

“Infelizmente, o Instituto Butantan soltou uma nota falando sobre a questão das doses. Salvador recebeu 20 mil a menos do que era calculado porque os frascos que devem conter 10 doses estão vindo com 9. Na nossa visão, a nota agride os profissionais da Saúde e vacinadores da nossa cidade, estado e país, que não são oriundos de São Paulo. Temos um frasco lacrado, que está sob custódia da Diretoria de Vigilância, onde não tem nenhuma dose”, rebateu Prates.

O problema também foi reportado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) por ao menos 32 cidades do interior. De acordo com o Butantan, cada frasco tem 10 doses de 0,5 mililitro cada, o que resulta em 5 ml, além de um conteúdo extra de aproximadamente 0,7 ml .

 

BNwes// Figueiredo

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM