Dilma convoca reunião com líderes e presidentes de partidos aliados

Foto de null

Brasil

07 de julho de 2015 às 04h40

 | 

Foto: 

Imagem de Dilma convoca reunião com líderes e presidentes de partidos aliados

A presidente Dilma Rousseff convocou para a noite desta segunda-feira (6), no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, reunião com os integrantes do chamado conselho político do governo.
O grupo, formado por presidentes e líderes de partidos que compõem a base aliada no Congresso Nacional e ministros mais próximos da petista, não se reunia havia cerca de três meses.
Os principais políticos do PSDB criticaram neste domingo (5) o governo da presidente Dilma Rousseff. Presidente do partido, o senador Aécio Neves (MG) chegou a dizer que o grupo petista "está caminhando a passos largos para a interrupção deste mandato".
A reunião foi convocada pela presidente no início da tarde desta segunda e não constava da agenda oficial divulgada pela Secretaria de Comunicação Social. O grupo não é o mesmo que se reuniu no começo da manhã, a chamada “coordenação política”, que é formada por Dilma, o vice-presidente Michel Temer e ministros e se reúne às segundas-feiras pela manhã.
 

O último encontro do conselho político do governo ocorreu em abril deste ano, em meio à votação das medidas provisórias do ajuste fiscal no Congresso Nacional. Na ocasião, Dilma pediu apoio das legendas para garantir a aprovação dos projetos, entre eles a Medida Provisória 665, que alterou o acesso da população ao seguro-desemprego.
O Conselho político foi criado durante a campanha eleitoral do ano passado. À época, Dilma se reunia semanalmente na residência oficial com os presidentes dos partidos aliados, como PT, PMDB, PC do B e PSD, para definir as estratégias que seriam adotadas para garantir a reeleição da petista.
Oposição
Neste domingo (5), o senador Aécio Neves, ao ser reeleito como presidente do PSDB, afirmou em seu discurso que o grupo político que governa o país "está caminhando a passos largos para a interrupção deste mandato" e disse que a presidente "não governa mais".
Aécio disse, também durante o seu discurso no domingo, que o governo da presidente Dilma Rousseff pode chegar ao fim "talvez mais breve do que imaginam".

Na manhã desta segunda (6), o vice-presidente Michel Temer comentou a afirmação do líder da oposição, que perdeu as eleições para Dilma Rousseff em 2014. "Todos nós esperamos que seja só daqui a três anos e meio [o fim do governo], quando haverá novas eleições", afirmou Temer.
Temer afirmou, ainda, que o governo de Dilma tem apoio do Congresso e que não há crise política no país (veja vídeo ao lado).
Golpe
Após participar de cerimônia no Palácio do Planalto nesta segunda, o ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas, foi questionado por jornalistas sobre o “aumento no movimento que pede o impeachment da presidente Dilma”. Na avaliação dele, não há base legal para que alguém defenda o impeachment da petista e, quem o faz, “defende posição de golpe”.
“Não há nenhuma base legal e jurídica que dê justificação a um pedido de impeachment [da presidente Dilma]. Então, quem defende uma posição desta natureza está defendendo uma posição de golpe ao estado democrático de direito e à Constituição da República Federativa do Brasil”, ressaltou.
Para o ministro, o que justifica a existência de um governo é o voto popular e não “pesquisas de opinião pública que mudam ao longo do tempo”. "Nós temos um governo eleito democraticamente, eleito legitimamente e há que se respeitar a Constituição. […] O Brasil, no passado, não respeitou sua Constituição e caminhou para trás. Então, há que se respeitar a Constituição", acrescentou.

Fonte: G1 - Político

(Foto: Reprodução: O pipoco)

 

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM