Prefeitura libera trânsito na Ladeira do Cacau

Foto de null

Salvador

07 de julho de 2015 às 14h34

 | 

Foto: 

Imagem de Prefeitura libera trânsito na Ladeira do Cacau

O prefeito ACM Neto libera nesta quarta-feira (08), a partir das 10h, o trânsito na Ladeira do Cacau, localizada no bairro de São Caetano. A Transalvador prevê o tráfego de mais de 40 mil veículos por dia na ladeira, que ainda continuará em obras de contenção de encosta e melhorias habitacionais. Essa é uma das mais importantes intervenções em andamento da cidade, que sofreu atrasos em função das fortes chuvas que caíram na cidade entre abril e junho, resolvendo um problema histórico de Salvador. 

De acordo com o diretor de Trânsito da Transalvador, Marcelo Correia, duas equipes com seis agentes estarão de plantão nas duas extremidades da ladeira durante toda esta semana para orientar motoristas e monitorar a situação até que a população esteja readaptada à situação de fluxo único no local. "Temos uma expectativa muito positiva em relação ao tráfego nesta região. A ladeira permaneceu interditada durante muito tempo e isso ocasionou bastante transtorno aos moradores", disse.

 A Ladeira do Cacau é uma importante via de ligação entre as localidades de São Caetano, Capelinha, Boa Vista, Fazenda Grande do Retiro e Largo do Tanque, e passou por total revitalização, com nova pavimentação, implantação de um novo sistema de esgotamento pluvial e melhorias habitacionais nas unidades localizadas em áreas afetadas pelos serviços. Além disso, as encostas que margeiam a ladeira já foram totalmente estabilizadas, com o emprego de soluções mistas, como muro de concreto construído em "L", solos grampeados, alvenarias de arrimo e cortina atirantada.

Em relação à parte estrutural, o secretário municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana, afirma que a Prefeitura prossegue em operação no local com a construção de uma escadaria e mais dez habitações, o que deve estar concluído no prazo máximo de 90 dias. Ele frisou que as intervenções proporcionam melhor qualidade de vida para os moradores da região. "Essas obras foram iniciadas na gestão anterior ao prefeito ACM Neto e permaneceram paradas até o início de 2013. A atual gestão assumiu o compromisso de entregar essa obra e vamos fazê-lo", ressalta Fontana. 

O repórter Fabrício Cunha (Nova Salvador FM - 92,3) foi até a Ladeira do Cacau, no bairro de São Caetano, nesta quarta-feira (8) ouvir a expectativa da comunidade por causa da liberação do trânsito no local. 

O líder comunitário Domingos disse que "existe a questão do alívio para aqueles que não conhecem de fato os problemas da Rua Engenheiro Austricliano, conhecida com Ladeira do Cacau, por que o projeto era infraestrutura da Baixa do Cacau por que piorou o problema de drenagem. Ele lembrou que continua ainda com algumas intervenções e espera que não venha se tornar um pesadelo. "Por que existe um sonho e existe um pesadelo. Se vier a ocorrer o que nós estamos já preocupados será um pesadelo". 

Domingos frizou que é bom que se entenda que na região sempre houve engarrafamento na Rua Engenheiro Austricliano (Ladeira do Cacau). Segundo o líder o que muitos desinformados dizem que o engarrafamenton é por causa da Ladeira do Cacau, "mentira, por que você sai do Largo da Geral, fim de linha do São Caetano, você continua o engarrafamento até a San Martin". E dá sugestões: "O que requer é que seja um projeto audacioso que requer que colocamos os elevados, um na Rótula do Abacaxi e jogar para a Liberdade, Baixa do Fiscal e Viaduto dos Motoristas."

A nossa reportagem tomou conhecimento de que desceu muita água da Baixa do Cacau e os moradores não sabem o que é que vai acontecer depois da liberação da via. Domingos alerta: "Não só na Baixa do Cacau. Tem lá a Avenida Pereira que está sofrendo. Seis casas interditadas por decorrência disso aí. O que ficou acordado ontem com o vereador Joceval, com Moisés Rocha, com Sabá e Lessa e que o prefeito viria fazer uma vistoria. Primeiro iria nos atender, antes de fazer qualquer ato aqui."

"Ele tem que atender aqui o pleito das lideranças, vim fazer uma vistoria. Por que se ele vier fazer essa vistoria ele vai verificar uma série de irregularidades. Eu não acredito que se ele tiver uma visão, ele não irá abrir essa pista"

 

 

(Foto: LD Notícias) 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM