Veja para quem vale a gratuidade do metrô em Salvador

Foto de null

Salvador

20 de janeiro de 2016 às 12h20

 | 

Foto: 

Imagem de Veja para quem vale a gratuidade do metrô em Salvador

A tarifa de R$3,30 do metrô de Salvador começou a ser cobrada em janeiro, o que deu fim a operação assistida - a qual durou um ano e seis meses. 

O governo do estado, através da Secretaria Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur) afirmou que a gratuidade permanece para idosos acima de 60 anos, crianças até cinco, Oficial de Justiça Federal, Fiscal do Trabalho e pessoas com deficiência (comprovadamente carente e previamente cadastrada pela Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos).

Algumas categorias precisam solicitar a emissão do Cartão Gratuidade para ter acesso ao benefício. À exceção de idosos com mais de 60 anos, oficial de justiça federal, fiscal do trabalho e crianças até cinco, os demais beneficiários devem agendar uma visita ao Posto de Atendimento na estação da Lapa, através do telefone (71) 3432-7735, para se cadastrar e adquirir o cartão.

Até o dia 28 de junho, pessoas com deficiência e portando cartão emitido pela Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef) ou da Unidade de Gratuidade de Pessoas Com Necessidades Especiais (UGPD) terão, automaticamente, acesso gratuito ao metrô. Após esta data, será necessária a confecção do Cartão Gratuidade. Já as crianças até dois anos sequer precisam girar a catraca, enquanto as com até cinco, por questões de segurança e controle, necessitam de liberação do Agente de Estação, que deve ser solicitada por seus acompanhantes ou responsáveis.

 A Sedur alerta ainda que o Cartão Gratuidade é pessoal e intransferível, com punição, prevista por Lei, a quem tentar burlar o benefício. Também não é permitido o uso seguido no metrô dentro do intervalo de 15 minutos. A validade do Cartão é de 12 meses (limitada à validade dos cartões do Sudef ou UGPD nos casos específicos).

Para os casos em que o deficiente necessite de acompanhante, o cartão Gratuidade será identificado como “com Acompanhante” e apresentará, no verso, a identificação de até três pessoas previstas como tais, e que deverão ser cadastradas junto ao metrô quando da solicitação do Cartão. Para a liberação do acompanhante, basta apresentar documento com foto ao Agente da Estação. 

Foto: Reprodução

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM