Carnaval de Salvador contará com mais de 60 atrações sem cordas

Foto de null

Carnaval 2018

28 de janeiro de 2016 às 14h19

 | 

Foto: 

Imagem de Carnaval de Salvador contará com mais de 60 atrações sem cordas

Por: Amanda Sant'ana

“Vem curtir a rua” é o tema do Carnaval de Salvador deste ano. E, fazendo jus ao nome, o governador do estado, Rui Costa, anunciou na manhã desta quinta-feira (28), em coletiva exclusiva para a imprensa, que mais de 60 atrações sem corda farão a alegria de milhares de foliões que, nos próximos sete dias, aportarão na capital baiana para curtir a maior festa de rua do planeta.

“Pra mim tem um valor muito grande o Carnaval de rua, um Carnaval democrático, sem cordas que na verdade é a força e a raiz do Carnaval da Bahia, cuja festa nasceu de manifestação popular, já é conhecido em todo mundo como Carnaval popular e é isso que estamos fazendo, preservando esse valor histórico, esse caráter de democracia e de participação no Carnaval do estado baiano”, disse Rui.

O governador lembrou ainda da força que os blocos privados e camarotes ganharam no Carnaval de Salvador, embora seja preciso democratizar a festa: “O Carnaval da Bahia é singular. E o Carnaval de antigamente, o da mortalha é o que o Governo do Estado quer apostar, o Carnaval de rua, o Carnaval pipoca que fez com que fôssemos tão fortes e reconhecidos por todo o mundo. Não tenho nada contra os blocos e camarotes, estes são importantes sim, pois compõem a economia do Carnaval, porém não são democráticos já que não permitem a participação de todos, então o poder público está atuando no sentido de manter a história e o patrimônio cultural do nosso povo que a história dos 130 anos do Carnaval da Bahia. ”.

Segundo Rui Costa, a pretensão é que, nos próximos anos, o Carnaval de rua seja fortalecido: “Vou me dedicar mais ainda a atrair empresários para que eles tenham uma participação maior, seja nos blocos culturais, afros, ou no patrocínio dos trios. Mostrar a estas empresas o valor econômico e de imagem que tem de eles saírem patrocinando trios independentes no Carnaval de Salvador”.

E quando o assunto foi patrocínio, o polêmico cachê pago aos artistas Bel Marques e Ivete Sangalo foi esclarecido pelo governador que fez questão de desfazer o mal entendido que circulou por toda imprensa baiana: “Quero tranquilizar a imprensa de que fomos atrás de empresas que bancassem os cachês desses artistas, ou seja, não saiu um real se quer dos cofres públicos e sim das empresas privadas que contribuíram para o Carnaval. Eu mesmo fui lá pedir esse patrocínio por entender que é necessário e importante manter viva essa história do Carnaval sem cordas”.

Para o Carnaval deste ano, o folião pipoca contará com diversas atrações gratuitas em todos os circuitos da folia, com 63 atrações em trios sem cordas no Campo Grande e na Barra. E para aqueles que forem curtir a festa no Pelourinho, vai participar de uma grande homenagem ao Samba - com mais de 220 apresentações - e assistir a uma série de manifestações culturais que só a folia do Pelô pode oferecer na capital baiana.

Durante o evento, dezenas de artistas e personalidades políticas marcaram presença, entre eles o Secretário da Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado e a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM), Olívia Santana.

(Foto: LD Notícias / Andressa Fonseca)

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM