Segurança pública aumenta efetivo para garantir a segurança no Carnaval

Foto de null

Carnaval 2018

28 de janeiro de 2016 às 15h37

 | 

Foto: 

Imagem de Segurança pública aumenta efetivo para garantir a segurança no Carnaval

Por: Amanda Sant'ana

Faltam apenas sete dias para começar a maior festa de rua do planeta e, pelo visto, a mais segura de todos os tempos. Na manhã desta quinta-feira (28), durante uma coletiva exclusiva do Carnaval de Salvador, realizada no Hotel Sheraton, no Campo Grande, o Secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, falou sobre efetivo, ações e novidades para o Carnaval deste ano.

Mais de 25 mil servidores da segurança pública (polícias Militar, Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros) vão reforçar o policiamento em Salvador e mais 30 cidades do interior da Bahia durante o Carnaval. Para este ano, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) investiu R$ 42,9 milhões no pagamento de horas extras, montagem de postos policiais, além do uso de tecnologia, alimentação, entre outros itens.

“Mais dois mil policiais foram empregados, somando 25.800 policiais em todo o Estado, e somente em Salvador, cerca de 15 mil policiais. Este é um grande investimento do Governo do Estado, o maior investimento em um órgão para a execução de uma grande festa”, disse Barbosa.

Como inovação, a SSP trás os 48 portais de abordagem, onde foi identificado pela Polícia Militar que praticamente todos os foliões, para terem acesso aos circuitos Batatinha, Dodô e Osmar, terão que passar pelas vias de acesso: “A nossa expectativa é de evitar ao máximo a entrada de armas brancas e de fogo, além de drogas no circuito”, completou.

Também presente no evento, o Comandante da Polícia Militar, Anselmo Brandão, lembrou que, além das patrulhas e postos elevados de observação, haverá o Batalhão Turístico, que terá como objetivo dar assistência ao turista, desde a chegada do Aeroporto até os hotéis: “E teremos também a Ronda Maria da Penha, que este ano terá uma atuação mais frequente e de acordo com a demanda de mulheres que venham a ser agredidas e ofendidas durante o Carnaval”.

“É preciso superar a cultura de quê “briga de marido e mulher ninguém mete a colher”. Agora mete a colher sim! Homem não pode bater em mulher, e precisamos garantir respeito entre os casais. Esse ano nós estamos numa situação mais que especial. São 10 anos da Lei Maria da Penha e a violência não ganhará lugar, não se estabeleçerá”, completou a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM), Olívia Santana, lembrando ainda que nos nos 32 postos da SSP, que cobrem a segurança do Carnaval, terão policiais femininas sensibilizadas no sentido de garantir um acolhimento mais humanizado e com maior compreensão do que representa a violência de gênero. 

Mais ações acontecerão durante os dias de folia, como o Centro Integrado de Comando e Controle Regional, localizado no Parque Tecnológico, onde será feito o monitoramento das ocorrências, que terá o auxílio de 236 câmeras de videomonitoramento espalhadas nos três circuitos oficiais, nos bairros com festas e nas ruas de acesso. E, para garantir a proteção dos jovens, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) colocará em prática mais uma vez o Observatório de Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes.

“Me orgulho muito em saber que a votação popular elegeu a Segurança Pública como o melhor serviço público do Carnaval de 2015 e quero que este ano se repita. Vale lembrar que estes homens não fazem a segurança sozinhos, é preciso que os artistas liderem a multidão, conduzam e induzam o comportamento da paz, tranquilidade e respeito ao próximo durante a folia. 

(Foto: LD Notícias / Andressa Fonseca)

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM