Quatro baianos assumem lideranças de bancadas na Câmara dos Deputados

Foto de null

Política

03 de fevereiro de 2016 às 10h07

 | 

Foto: 

Imagem de Quatro baianos assumem lideranças de bancadas na Câmara dos Deputados

Eles têm a missão de definir a pauta de votação nas reuniões semanais com o presidente da Câmara, de orientar seus partidos durante as votações, indicar integrantes para todas as comissões da Casa e, pelo regimento, eles têm direito a usar a palavra em qualquer reunião para defender as ideias de seus partidos. Pelo menos cinco deputados federais baianos podem começar 2016 nessas condições na Câmara Federal, onde os trabalhos foram retomados ontem com a leitura da mensagem pela presidente Dilma Rousseff (PT). 

O PRB, partido ligado à Igreja Universal, terá como líder na Câmara o parlamentar baiano Márcio Marinho, que presidia a sigla na Bahia antes da deputada federal Tia Eron.

O PSDB, um dos principais partidos do campo oposicionista, será liderado pelo ex-prefeito de Salvador Antônio Imbassahy com as bênçãos do senador Aécio Neves, presidente nacional da legenda tucana. Daniel Almeida, deputado federal e presidente do PCdoB na Bahia, será o novo líder do partido na Câmara, onde foi comandado pela deputada Jandira Feghali. No PT, a decisão deve ocorrer hoje em reunião da bancada. Os parlamentares petistas terão na disputa o deputado baiano Afonso Florence, o gaúcho Paulo Pimenta e o mineiro Reginaldo Lopes.

O deputado federal Arthur Maia deixará a liderança do Solidariedade após o carnaval e será substituído conforme acordo prévio da bancada que decidiu por rodízio. Os líderes Márcio Marinho, Daniel Almeida e Afonso Florence, caso seja o escolhido pela bancada petista, vão comandar seus respectivos grupos de deputados governistas em um ano que promete ser a continuidade do quadro vivenciado em 2015 pelo Congresso Nacional.

Em 2016, o Palácio do Planalto tentará emplacar a recriação da CPMF, a Cobrança Provisória sobre Movimentação Financeira, amplamente recusada pela população e por deputados oposicionistas. Nesse cenário, os líderes terão papel fundamental na articulação e convencimento dos parlamentares para votarem na volta do imposto que deve garantir ao governo cerca de R$ 10 bilhões em arrecadação.

Daniel Almeida substituirá Jandira Feghali

A definição de liderança envolvendo baianos foi na bancada do PCdoB na Câmara Federal. A deputada federal Jandira Feghali passará o posto de líder do partido para Daniel Almeida. Presidente do PCdoB na Bahia, Almeida comandará a legenda em cenário em que a oposição caminha no sentido de oficializar a criação da comissão de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A definição aconteceu no início dessa semana por unanimidade na Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil. 

Daniel assume a liderança em um ano de muitos desafios.  “Teremos o compromisso de criar mecanismos para enfrentar a crise da economia e da política. Continuaremos firmes nas diretrizes e estratégias do partido e na defesa do projeto que tem à frente a presidente Dilma Rousseff”, afirmou Almeida. A bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados foi liderada em 2012 pela deputada Luciana Santos (PE), vice-presidente do partido;  em 2013 pela deputada Manuela d´Ávila; em 2014 e 2015 quem assumiu foi a fluminense Jandira Feghali (RJ).

Fonte: Tribuna da Bahia Foto: Reprodução

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM