Oposição venezuelana pretende mudar Constituição e reduzir mandato presidencial

Foto de null

Mundo

03 de fevereiro de 2016 às 16h45

 | 

Foto: 

Imagem de Oposição venezuelana pretende mudar Constituição e reduzir mandato presidencial

O partido da oposição Causa R (Causa Radical) apresentou nesta quarta-feira (3) ao parlamento venezuelano, de maioria oposicionista, uma proposta para mudar a Constituição, no sentido de reduzir a duração do mandato presidencial de seis para quatro anos.

A proposta prevê ainda que sejam convocadas eleições presidenciais antecipadas e que seja eliminada a possibilidade de reeleição presidencial ilimitada, de modo a permitir que o chefe de Estado possa se candidatar somente a dois mandatos seguidos.

"A Venezuela vive uma crise extrema e irreversível e os que nos conduziram a este abismo não dão nenhum sinal de retificação. Pelo contrário, o que fazem é persistir nos erros. Por isso, propomos submeter à consideração plenária e de todo o país a aprovação de uma emenda constitucional", anunciou o deputado Andrés Velásquez.

Segundo o deputado, dentro do parlamento e em organizações políticas venezuelanas "há uma opinião favorável, inclusive do próprio presidente da Assembleia Nacional, Henry Ramos Allup", sobre a alteração constitucional e a antecipação das eleições presidenciais para dezembro deste ano.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM