União facilita pagamento das dívidas de estados e municípios

Foto de null

Política

12 de fevereiro de 2016 às 08h27

 | 

Foto: 

Imagem de União facilita pagamento das dívidas de estados e municípios

O governo começou a retirar os entraves à renegociação dos contratos de dívida de estados e municípios com a União. O Decreto 8.665, publicado ontem no Diário Oficial da União, permite que os governos regionais possam discutir com o Tesouro Nacional a mudança dos índices de correção dos contratos sem ter que desistir de ações judiciais que envolvam esses acordos ou o valor das dívidas.

Essa era uma demanda de governadores e prefeitos, que chegaram a recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o direito de manter as ações judiciais. No final de 2014, o governo aprovou no Congresso uma lei que permitiu a mudança dos indexadores dos contratos de dívida para aliviar as finanças de estados e municípios.

Ela prevê que o índice de correção das dívidas – atualmente o IGP-DI mais 6%, 7,5% ou 9% – seja trocado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 4% de juros ou pela a taxa Selic, o que for menor. Além disso, ela permite a revisão retroativa dos estoques. Neste caso, o Tesouro tem que fazer uma simulação e, se a Selic do período tiver sido mais vantajosa para a correção da dívida, ela pode substituir o indexador do contrato.

No entanto, ao regulamentar a lei, a equipe econômica determinou que a alteração dos indexadores só poderia ocorrer se houvesse “desistência expressa e irrevogável de ação judicial que tenha por objeto a dívida ou o contrato com a União e renúncia a quaisquer alegações de direito relativas à referida dívida ou contrato sobre os quais se funda a ação”.

Essa exigência estava dificultando a implementação dos novos indexadores. Por isso, o Palácio do Planalto decidiu desistir da exigência. O decreto de hoje também retira a necessidade de autorização legislativa para a renegociação dos contratos e também de cumprimento legal dos limites e condições para a realização de operações de crédito pelos governos regionais.

A equipe econômica quer ajudar estados e municípios a recuperarem suas finanças e, assim, contribuírem para a recuperação da economia. Além de mudar os indexadores, a ideia é negociar com governadores e prefeitos um acordo para alongar a dívida desses entes com a União por dez anos em troca da aprovação de leis estaduais que limitem gastos com pessoal e previdência. Segundo técnicos do governo, o alongamento das dívidas daria mais fôlego para investimentos.

Minas

Minas Gerais não tem ações judiciais em razão do contrato de empréstimo com a União e, portanto, não foi contemplada com o decreto, mas já está preparando o processo de renegociação dos contratos com base nos novos índices. O estado aprovou em dezembro do ano passado a autorização para aderir aos novos indexadores fixados pela Lei Complementar 151/2015. A expectativa da Secretaria da Fazenda é reduzir a dívida mineira com a União, atualmente de R$ 78,7 bilhões, em aproximadamente R$ 8 bilhões. Assim como os demais estados, Minas pleiteia a redução do percentual de comprometimento da Receita Líquida Real de 13% para em torno de 7%.

Fonte: Classe Política Foto: Ilustração

 

 

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM