Comissão da Câmara discute estacionamento pago em shoppings

Foto de null

Salvador

10 de julho de 2015 às 05h27

 | 

Foto: 

Imagem de Comissão da Câmara discute estacionamento pago em shoppings

A cobrança de estacionamento feita pelos shoppings de Salvador foi tema de uma audiência pública realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos do Cidadão, na tarde desta quinta-feira (9), no auditório do Edifício Bahia Center, prédio anexo da Câmara Municipal. O vereador Everaldo Augusto (PCdoB), presidente da comissão, disse que está convencido que “a cobrança é um crime contra a economia popular”. O vereador Eliel Souza (PV) também participou do debate.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, os shoppings são espaços que a população busca para ter serviços públicos, lazer e fazer compras, sendo importantes para o desenvolvimento da cidade. “Se aceitarmos a cobrança, estaremos abrindo precedente para que outros estabelecimentos também passem a cobrar pelo espaço”, afirmou. Segundo Augusto, é notório que o valor dos estacionamentos já é agregado nos produtos e serviços adquiridos pelos consumidores. “Sob nenhum aspecto é válida essa cobrança. É absurda para toda a sociedade”, declarou.

De acordo com o coordenador do Procon-BA, Iratan Vilas Boas, a cobrança é abusiva. “O estacionamento é um investimento que atrai pessoas para o estabelecimento. O valor não pode ser transferido para o consumidor”. Quem se sentir prejudicado poderá recorrer à ajuda do órgão. 
O ex-vereador e advogado Valdenor Cardoso considera que esse é um dos assuntos mais importantes para a cidade neste momento e questionou quem autorizou a cobrança. “Os prefeitos anteriores não tiveram coragem de cobrar. Por que agora?”. Ele também incentivou a mobilização popular e o uso da justiça para uma possível vitória sobre a causa. 
“Somos a favor da isenção da taxa de estacionamento para os comerciários, isso é um crime”, defendeu o presidente do Sindicato dos Comerciários, Jaelson Dourado, seguido pelo apelo da categoria que repetia “Nós não vamos pagar nada!”. 
Desde 22 de junho, a maioria dos shoppings de Salvador começou a cobrar tarifas de estacionamento para seus consumidores e funcionários. A Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) já aponta uma redução de pelo menos 15% nas vendas nos centros de compras.

Fonte: Site da Câmara Municipal de Salvador

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM