Baianos ganham direito de receber 'pílula do câncer' em fase de testes

Foto de null

Geral

16 de fevereiro de 2016 às 15h40

 | 

Foto: 

Imagem de Baianos ganham direito de receber 'pílula do câncer' em fase de testes

Dois pacientes baianos ganharam na Justiça o direito para receber a 'pílula do câncer' - droga ainda em fase de teste para tratamento contra a doença, produzida no campus da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos. Segundo o advogado Joviniano Dourado, responsável pelo processo, a busca por liminares vem crescendo na Bahia.

Morador da cidade de Irecê, um paciente, que não teve o nome divulgado, de 45 anos, lutava contra um câncer de intestino em estágio avançado. O paciente, que morreu antes durante o uso da substância, havia abandonado os tratamentos convencionais por conta da metástase - disseminação do câncer para outros órgãos - e decidido apelar para a fosfoetanolamina sintética, que ainda é alvo de discussões.

Segundo o advogado, foi necessário buscar mecanismos legais para tentar garantir a melhoria da qualidade de vida do paciente, ou até mesmo a possibilidade de cura, baseado em depoimentos e relatos de pessoas que fizeram e fazem o uso da substância. O paciente de Irecê não foi o único a ser beneficiado pela decisão. Essa é o segundo caso no estado, também na região de Irecê, e tem servido como esperança para outros baianos. Apesar de muitos soteropolitanos terem dado entrada no pedido, a maioria dos processos solicitados ao defensor vem de cidades do interior.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM